Banca de DEFESA: JARINA SERRA SANTOS

DISCENTE: JARINA SERRA SANTOS
DATA: 17/01/2022
LOCAL: PPGE/GOOGLE MEET
TÍTULO: OS LIVROS ESCOLARES DE AUTORES MARANHENSES NA IMPRENSA LOCAL (1860 - 1920)
PALAVRAS-CHAVES: Livro escolar. Instrução maranhense. Cultura material escolar
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação humana. O livro escolar faz parte de um conjunto de artefatos que compõe a cultura material escolar e contribuiu para pôr em prática as concepções de ensino propostas no Brasil. Para tanto objetiva-se analisar as representações dos livros escolares na imprensa maranhense entre o final do século XIX e início do XX.Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural com base nos seus três eixos indissociáveis. A pesquisa bibliográfica esta pautada nas seguintes linhas de estudo teoria da história, livros escolares, história do Maranhão e imprensa local; já a documental se concentrou nos jornais, relatórios e ofícios dos inspetores da instrução pública e dos presidentes de província, leis e regulamentos da instrução. A partir dos periódicos identificou-se 32 livros escolares de autores locais, múltiplas representações emanam destas fontes a partir de interesses distintos, assim o Publicador Maranhense (1842-1885) privilegiou as ações governamentais, O Paiz (1863 1889) destacou a produção da tipografia Progresso de Belarmino de Matos com a qual estabeleceu uma relação comercial, e Pacotilha (1880-1939), apresentou uma postura crítica e favorável às mudanças e proposições inovadoras dos autores. As disciplinas escolares as quais estas produções se direcionaram tiveram, em certa medida, uma contribuição na frequência e na forma como foram representadas estas obras, privilegiando-se os de gramática, matemática, leitura e moral além da geografia e história, bem como a posição social dos autores influenciou na forma como foram divulgadas nos jornais e em sua aprovação nos diferentes níveis de ensino. O livro escolar é um objeto cultural caro às instâncias de poder, sendo alvo de constantes disputas, vigilância e arranjos sociais e culturais que subjugaram seus produtores que por meio de táticas buscaram alternativas a estas imposições visando a propagaçãode suas obras e sua adoção no ensino.
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - ELIANE TERESINHA PERES - UFPel