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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON MARTINS

2022-11-10 15:22:54.199

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON MARTINS
DATA: 11/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: PPGE via google meet
TÍTULO: A INSTITUIÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - MA: desafios e movimentos
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Política Educacional. Gestão. Sistema de Educação
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente Relatório de Pesquisa tem como tema A Instituição do Sistema Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré - MA: desafios e movimentos, e busca analisar a instituição do sistema municipal de educação de Alto Alegre do Pindaré – MA, de modo a identificar, no contexto da política municipal de educação, os desafios e os movimentos que concorrem para a qualidade social da educação. Está vinculada à Linha de Pesquisa História, Política e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Devido ao seu caráter crítico, analítico e argumentativo, a pesquisa tem aspectos quantitativos e qualitativos, com preponderância para a último, ancorado nos pressupostos teórico do materialismo histórico-dialético, como possibilidade de aproximação da realidade concreta em relação as políticas adotadas e desenvolvidas pelos sistemas de educação e a viabilidade de efetivação do Sistema Nacional de Educação (SNE), como mecanismo de equilíbrio para a melhoria da qualidade social da educação, em um contexto de tensões e de múltiplas variáveis relacionadas a essa política, em envolto na dinâmica do federalismo brasileiro que define as responsabilidades e competências da União e das unidades subnacionais no âmbito das políticas públicas de educação. As relações entre os limites teóricos e empíricos são demarcadas por pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada com profissionais da educação que gestam, executam e fiscalizam as políticas municipal de educação. Para tanto, busca-se elementos, principalmente, nos estudos de Abrucio (2010), Aranha (2006), Barroso (2008), Cavalcanti (2016), Cury (2010), Dourado (2007, 2013), Frigotto (2010, 2017), Gadotti (1994, 2013), Lima, Lima e Cardoso (2014), Oliveira (1997), Saviani (2008), Silva (2009) e Soares e Machado (2018). Assim como na legislação da educação brasileira. As considerações finais sobre a pesquisa serão postas posteriormente, pois ainda não há percepção dos resultados da pesquisa
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Interno - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE
Presidente - 2153937 - FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA LIMA
Interno - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

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