Banca de QUALIFICAÇÃO: HADRYAN LIMA RODRIGUES

2022-11-30 17:21:28.856

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HADRYAN LIMA RODRIGUES
DATA: 01/12/2022
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: NO LABIRINTO DE GAIA: trilhas curriculares e representações sociais da Educação Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente
ÁREA: Educação
RESUMO: Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) / Doutorado em Educação da Universidade Federal do Maranhão, como pré-requisito para a primeira qualificação do doutorando Hadryan Lima Rodrigues, sob a orientação da Professora Doutora Maria Núbia Barbosa Bonfim. Tem como título proposto NO LABIRINTO DE GAIA: trilhas curriculares e representações sociais da Educação Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Possui como objeto de estudo os documentos curriculares do IFMA materializados nos planos dos cursos e nas ementas das disciplinas de Geografia e Biologia dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio acerca da Educação Ambiental (EA). Tem por objetivo captar buscando compreender as representações sociais de Educação Ambiental sinalizadas nos documentos curriculares vigentes no IFMA e nas respostas dos professores selecionados dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Elege como campo de investigação 17 campi do referido instituto, sendo que o universo amostral será constituído pelos professores de Geografia e Biologia das referidas unidades. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici, em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões: Como os documentos curriculares do IFMA tratam a Educação Ambiental que se materializa no cotidiano da Instituição? Como os professores do IFMA percebem a Educação Ambiental contida nos documentos institucionais e que se consubstanciam no cotidiano de suas aulas? Como procedimento metodológico, recorrerá à abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental. Utilizará a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) para a análise das entrevistas e questionários de perfil aplicados junto aos professores. A pesquisa pretende conhecer e compreender de forma mais aprofundada e detalhada a complexidade dos aspectos que caracterizam a Educação Ambiental desenvolvida de forma cotidiana no IFMA, além de contribuir para o desenvolvimento de futuras ações, estudos e pesquisas comuns ao universo da Educação Ambiental nessa Instituição.
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES