Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA

DISCENTE: MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Estágio Supervisionado Remoto. COVID-19. Saberes Docentes. Identidade Profissional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Este texto é resultado de estudos realizados para a submissão à qualificação de mestrado. Integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e traz apontamentos sobre o Estágio Supervisionado no modelo remoto, realizado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão a partir da pandemia do COVID-19. Considera o Estágio Supervisionado como espaço privilegiado para o desenvolvimento da profissionalização docente e evidencia as contribuições deste componente curricular para a construção de saberes docentes e da identidade profissional. Problematiza o novo formato imposto ao estágio, evidenciando as suas características e contexto de formulação. Para tanto, tem como objetivo geral analisar as implicações do Estágio Supervisionado Remoto sobre a formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão campus Cidade Universitária. Deste modo, utiliza os pressupostos teórico-metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 2007; LÜDKE; ANDRÉ, 2013), bem como diferentes estratégias para a construção dos dados como: pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2007), análise documental (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009), entrevistas semiestruturadas (GIL, 2021) e questionário, sendo este último para fins de estabelecimento de perfil dos sujeitos que serão estudantes remanescentes do modelo de estágio em questão. Para análise dos dados, seguirá as propostas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A construção desta pesquisa está sustentada nos estudos desenvolvidos por (PIMENTA, 1994), (DUBAR, 1997), (PIMENTA 1999), (HALL, 2000), (CUNHA, 2004), (SILVA, 2007), (PIMENTA; LIMA, 2012), (GAUTHIER et. al, 2013); (TARDIF; 2014), (SOUZA; FERREIRA, 2020), (FERRAZ; FERREIRA, 2020), (ARAÚJO, 2021), (SOBERAY; FREITAS, 2021), (SUDÉRIO; RIBEIRO, 2022) dentre outros, e em documentos como a Portaria nº 343/2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia de COVID-19, a Portaria nº 544/2020 que autoriza a realização de estágios em meios digitais durante a pandemia, o Parecer CNE nº 9/2020 que recomenda a realização de atividades não presenciais de práticas e estágios, especialmente aos cursos de licenciatura e formação de professores e a Instrução Normativa nº 04/2020, que dispõe sobre a realização das atividades de estágio curricular obrigatório no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão em função da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Presidente - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO