Banca de DEFESA: FRANCIELE VANESSA SANDER

DISCENTE: FRANCIELE VANESSA SANDER
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PROFESSORAS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS LUTERANAS NO BRASIL: uma ciranda histórico-feminista da educação
PALAVRAS-CHAVES: escolas confessionais luteranas; identidade; feminização docente; história da educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: A ciranda é uma imagem usada pela teóloga feminista Elizabeth Schüssler Fiorenza para representar a sua forma de pesquisa, nela, não há hierarquia ou poder, pois, todas as pessoas são iguais no círculo. Na presente pesquisa utiliza-se dessa imagem como fio condutor de sua escrita, na qual busca-se analisar a influência do processo de feminização nas escolas comunitárias Evangélico-Luteranas vinculadas à Rede Sinodal de Educação, visando identificar o período e o contexto em que ocorreu o ingresso das mulheres no Seminário Evangélico de Formação de Professores, no Rio Grande do Sul, e seus motivos; e, historicizar o processo da feminização docente das escolas comunitárias, dando voz às suas protagonistas. Partiu-se da constatação de uma lacuna quanto ao registro da presença de mulheres nos textos históricos das referidas escolas, e, apesar dos poucos relatos, há motivos que levam à suspeita, na perspectiva da hermenêutica feminista, de que as mulheres estariam presentes de forma mais ativa do que o observado nas bibliografias analisadas sobre o tema. Inicialmente, discute-se a relevância do estudo de nosso objeto, seguido de um resgate histórico para compreender a complexidade identitária do grupo étnico sobre o qual vai se debruçar. Na sequência, busca-se entender as nuances da formação de professores do Seminário Evangélico e a participação das mulheres nesse espaço. Dando seguimento contam-se histórias de mulheres professoras e seus contextos de trabalho. Conclui-se identificando o momento de encerramento de um ciclo de atividades como escolas étnicas situando-o no período da nacionalização do ensino na Era Vargas. Para tanto, faz-se uma pesquisa de natureza qualitativa, documental realizada junto ao Arquivo Histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e bibliográfica; tendo os aportes teóricos de: Altmann (1991), Dreher (1984, 1992), Deifelt (2003), Dubar (2020), Kreutz (2000), Meyer (2000), Nunes (2006), Scott (1989), Streck (1997) e Yannoulas (2011). A pesquisa está situada na área de conhecimento da História da Educação chamando para cirandar a Teologia Feminista por sua relação com os estudos de gênero. A chave metodológica da qual a teologia feminista se utiliza para leitura é a hermenêutica feminista da suspeita que é usada como critério de coleta e análise de dados. Nesta pesquisa, descobriu-se algumas mulheres que trabalharam como professoras. Estas foram nominadas, juntamente com suas histórias e foram situadas historicamente, vinculando-as com sua formação e espaços de atuação. Esta dissertação, pretende se somar aos estudos que buscam dar visibilidade à presença das mulheres no magistério brasileiro, fazendo registro de sua atuação em espaços nos quais houve o silenciamento quanto ao seu exercício da docência.
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO