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Banca de QUALIFICAÇÃO: GRÁCIA MARIA NOLASCO FRAGA ARAÚJO

2022-12-13 09:23:24.706

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRÁCIA MARIA NOLASCO FRAGA ARAÚJO
DATA: 15/12/2022
HORA: 15:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO: JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DO MARANHÃO: um estudo sobre a alfabetização dos educandos egressos
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização de Jovens e Adultos, Jornada de Alfabetização, Sim, eu posso
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Este texto é resultado de estudos realizados para submissão ao exame de qualificação de Mestrado. Integra-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem como objetivo analisar as repercussões da Jornada de Alfabetização - Sim, eu posso – Círculos de Cultura do Maranhão, nos Municípios de Água Doce do Maranhão e Belágua. A referida Jornada de Alfabetização é uma das ações do Programa Escola Digna do Plano Mais Índice de Desenvolvimento Humano, o Mais IDH, instituído por meio do decreto nº 30.612 de 02 de janeiro de 2015, tendo como finalidade promover ações estratégias para superar a pobreza extrema e desigualdades sociais no meio urbano e rural dos municípios que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM do estado do Maranhão, apontados pelo Censo de 2010. Para conseguir nossos objetivos, buscamos compreender o movimento conjuntural que concorreu para o processo de implantação da Jornada de Alfabetização - Sim, eu posso – Círculos de Cultura, no Maranhão e nos municípios lócus da pesquisa; apreender a concepção de educação expressa nos documentos orientadores da Jornada e, por último, verificar junto aos egressos dos municípios de Água Doce do Maranhão e Belágua os resultados da alfabetização na Jornada. Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, que se apropriar de dados quantitativos, na perspectiva de dar uma precisão aos dados coletados. Caminharemos pela postura crítica, na perspectiva de buscar uma melhor compreensão do objeto de investigação, assim desvelar suas dimensões e contradições, considerando os objetivos propostos e o referencial teórico que orienta a leitura e a reflexão desse estudo. Para discutir a Educação de Jovens e Adultos nos apoiaremos em Gadotti (2003); Rummert (2007); Haddad (1997, 2000, 2009, 2019), Di Pierro (2000, 2001), Joia, Ribeiro (2001); Strelhow (2010); Catelli Jr (2014); Brandão (2008) para citar os mais chamados. Sobre a categoria alfabetização, dialogaremos com Freire (1979, 1987, 2002, 2009); Freire & Macedo (2011); Gadotti (2014); Díaz (2005), Díaz & Souza (2008); Kleiman (2008), Street (2007, 2014) Magda Soares (2002); Tfouni (2002); Ribeiro (1997, 2001). Na condução metodológica nos ancoramos, principalmente, em aporte teórico de estudiosos como Bardin (2016), Gatti (2005), Gondim (2003), Minayo (2009) e Oliveira (2016). Aliados ao estudo bibliográfico, recorreremos a análise dos documentos que implementaram e orientaram a Jornada de Alfabetização – Sim, eu posso – Círculo de Cultura, no Maranhão, como o Decreto de Nº 30.612 de 02 de janeiro de 2015, que instituiu o Plano Mais IDH; Projeto de Implantação da Jornada de Alfabetização no Maranhão (2015); Caderno do Educador: Sim, eu posso! (2016); Relatório Final da Primeira e Segunda fase da Jornada (2017; 2018) elaborados pela Brigada de Alfabetização, também publicação em revistas, jornais, sites de internet, dentre outros que se destacaram na implantação e implementação da Jornada. No que diz respeito à pesquisa empírica, nos ancoramos na técnica de grupos focais e aplicação de questionários na perspectiva de se estabelecer o perfil dos sujeitos. Buscamos em nosso estudo, analisar a as repercussões da Jornada de Alfabetização do Maranhão e, em meios as repercussões, intentamos identificar a alfabetização dos egressos, bem como a elevação do emprego e renda e o prosseguimento da escolarização, tendo em vista que estes elementos fazem parte dos propósitos da Jornada. Os registros produzidos, a partir dos grupos focais e da transcrição do questionário, serão tratados segundo a técnica de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2016). Por tratar-se de uma pesquisa em fase de andamento ainda não temos resultados conclusivos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Interno - 074.566.623-04 - MARIA NUBIA BARBOSA BONFIM
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO

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