Banca de DEFESA: ANTONIO HIGOR GUSMAO DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIO HIGOR GUSMAO DOS SANTOS
DATA: 19/01/2023
LOCAL: Auditório - PPGE/UFMA
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA E O PIBID: uma análise a luz do ciclo de políticas dos/as professores/as supervisores/as da educação básica do subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: PIBID. Formação Continuada. Supervisores/as. Políticas Educacionais. Formação de Professores/as.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A dissertação é vinculada ao grupo de pesquisa “Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana” e a linha “História, Políticas Educacionais e Formação Humana” do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem como tema a Política Educacional de Formação Docente, especialmente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Formação Continuada de Professores/as da Educação Básica. O PIBID teve seu início no ano de 2007 no governo LULA, e apesar do programa centrar-se na iniciação à docência e na formação inicial, esta pesquisa buscou analisar se as ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Educação Física/PIBID/UFMA têm contribuído como uma formação continuada para os/as professores/as supervisores/as da educação básica. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: a) Compreender as políticas de formação inicial e continuada para a formação de professores da educação básica; b) Analisar os documentos oficiais do PIBID e do projeto institucional da UFMA, a fim de observar no contexto da influência e da produção do texto, ações do programa enquanto espaço de formação continuada; e c) Analisar se as ações desenvolvidas no contexto da prática pelos subprojetos de Educação Física/PIBID/UFMA possibilitaram uma formação continuada dos/as professores/as supervisores/as. Utilizamos uma abordagem qualitativa de forma descritiva e analítica, usando como fonte de dados documentos oficias como leis, decretos, editais, portarias,projetos e relatórios que versam sobre a política nacional de Formação Docente, sobre o PIBID, em âmbito nacional e no contexto da UFMA, e os subprojetos de Educação Física da UFMA. Foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas para professores/as da educação básica que atuaram enquanto supervisores/as do PIBID, no período de 2012 a 2020. O enfoque epistemológico adotado foi o Ciclo de Políticas, pautado em autores/as como Ball (2011) e Mainardes (2006, 2011, 2013), como aporte para compreender o contexto das influências dos grupos na constituição do PIBID, as anuências sobre a produção do texto e as ações planejadas e desenvolvidas no subprojeto de Educação Física da UFMA, bem como em autores/as como Bourdieu (2004, 2014, 2017), Imbernón (2011), Santos E. (2014) e Tardif (2014). Os estudos apontaram que as leis e programas foram se modificando em decorrência da mudança dos governos, tendo em vista os grupos políticos de pessoas vinculadas aos setores econômicos e dos grupos sociais que influenciam na política desde sua concepção, na produção do seu texto e no contexto da sua prática. Constatamos que existem elementos nas leis que regulamentam a Formação Docente e que possibilitam uma articulação entre a formação inicial e a continuada, mas que não está prevista nas diretrizes nacional do PIBID. No contexto local da UFMA e do Subprojeto de Educação Física, averiguamos que existiram ações que contribuíram na Formação Continuada dos/as supervisores/as, por meio de uma formação colaborativa e de estudos que possibilitaram a reflexão da sua pratica. Mediante isso cabe ao PIBID repensar como oportunizar que as formações continuadas não aconteçam apenas em um subprojeto especifico, mas como uma política institucional de formação para os/as professores/as da educação básica que atuam enquanto supervisores/as do PIBID.
Presidente - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Interno - 406525 - LUCINETE MARQUES LIMA