Banca de DEFESA: JERUSA ROIZ DE SOUSA

DISCENTE: JERUSA ROIZ DE SOUSA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores; Prática docente; Ensino Fundamental
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação inicial de professores e as repercussões na prática docente desenvolvida no Ensino Fundamental I etapa a partir de experiências em escolas públicas municipais, no município de Vargem Grande/Ma. Trata-se de uma investigação suscitada por interesses em aprofundar o conhecimento sobre a formação inicial e a prática docente desenvolvida por professores nesse nível de ensino, considerando experiência pessoal no campo da educação institucionalizada no município referido. Os objetivos específicos consistiram em: conhecer o processo histórico da formação de professores no Brasil tendo como marco temporal a década de 30 do século XX ao limiar do século XXI; analisar as exigências da prática docente para o professor do Ensino Fundamental, em escolas públicas de Vargem Grande/MA; identificar as demandas educacionais nesse município no contexto das políticas direcionadas para a Educação Básica; d) discutir como se tem efetivado a formação inicial na prática docente dos professores do Ensino Fundamental no município em referência. Os participantes da pesquisa foram 7 (sete) professoras do Ensino Fundamental I etapa, 2(dois) gestores/as gerais, e 2 (duas) orientadoras pedagógicas. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa teve como base estudos desenvolvidos por Chizzotti (2003), Duarte (2010, 2021), Duarte e Gama (2017), Fonseca (2002), Freire (1996, 1997, 2001), Franco ( 2002), Minayo (2002, 2012), Saviani (1997, 2005, 2009, 2013),dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho epistemológico crítico em que o questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coletar informações fundamentais em coerência aos objetivos propostos. A análise dos enunciados desses discursos bem como dos documentos relacionados ao objeto da pesquisa foi realizada conforme o procedimento metodológico de análise de conteúdo, à luz do referencial teórico que sustentou esta investigação. A pesquisa evidenciou que a formação inicial de professores é considerada imprescindível ao trabalho que realizam na escola, porém há forte predominância de exigências direcionadas ao preparo dos alunos para o cumprimento de demandas das avaliações externas, por meio de programas estruturados sob moldes empresariais. Tais prescrições, que limitam o conhecimento a ser trabalhado, tornam-se hegemônicas no contexto do sistema educacional, com sérios prejuízos à almejada qualidade da escola pública.
Externo ao Programa - 1060060 - ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA