Banca de DEFESA: MARINA MURPHY DINIZ

DISCENTE: MARINA MURPHY DINIZ
DATA: 10/05/2023
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: ESTA É A “MINHA” ESCOLA? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PERTENCIMENTO À INSTITUIÇÃO ESCOLAR.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Representações Sociais. Pertencimento.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE-UFMA), em conjunto com os jovens participantes do estudo, objetivou compreender as representações sociais de estudantes de duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de São Luís, Maranhão, sobre o pertencimento escolar. A pesquisa procurou constituir-se enquanto espaço de escuta para compreensão acerca de quais seriam as categorias relevantes para pensar o pertencimento do discente em relação à instituição escolar. A discussão teórica inicia com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2012, 2015; JODELET, 2008; JOVCHELOVITCH, 1995, OLIVEIRA, 2004; SÁ 1995; GUARESCHI, 1995), passa a discutir a relação entre representações sociais, identidade e pertencimento (DUVEEN, 1995, 1998; DESCHAMPS; MOLINER, 2009; CIAMPA, 1984; JACQUES, 2013; JODELET, 1998), a fim de compreender o lugar do pertencimento nessas relações para, em seguida, discutir as representações sociais e a educação (ARRUDA, 1998; SÁ; ARRUDA, 2000; SOUSA, 2002; ALVES-MAZZOTTI, 2008). Para delinear quem são os estudantes que escutamos, buscamos as referências teóricas de Berger; Luckmann (2004), Schoen-Ferreira et all (2010), Ariès (1975), Coutinho (2009), Saviani (2019), Freire (2018), Abramovay (2015), bem como apontar a diversidade de juventudes que existe no Brasil e na cidade de São Luís a partir de pesquisas nacionais e locais, enfatizando marcadores que caracterizam esses jovens, como raça, classe, gênero, sexualidade, local de moradia e acesso à tecnologia. Os campos de estudo foram delineados a partir da colaboração dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar, e a pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, realizado por meio da plataforma online Google Forms, no início do primeiro semestre de 2022, com 89 estudantes respondentes. A partir das respostas, foram depreendidas onze dimensões de análise, organizadas em: representações prévias sobre a escola, significados sobre ser estudante, as relações com o outro (colegas e professores), significados sobre a escola e sentidos sobre o pertencimento escolar. Foi possível depreender que as representações sobre o Liceu Maranhense estão ancoradas na tradição histórica da escola, enquanto no Centro de Ensino Santa Teresa vinculadas à sua territorialidade e ligação com as pessoas que lá estão. A avaliação sobre si enquanto discente e da relação com professores e colegas é positiva, apresentando os participantes facilidade para falar sobre essas questões. Os significados da escola apontam para representações ancoradas nos relacionamentos interpessoais, enquanto o pertencimento em si indica uma objetivação atrelada ao acolhimento, sem esquecer da importância da dimensão pedagógica. Por fim, são também significativos os silêncios e ausências presentes na pesquisa, que nos suscitam reflexões e inquietam sobre a necessidade de nos questionarmos sobre os impactos do não pertencimento ao ambiente escolar.
Externo à Instituição - DOURIVAN CAMARA SILVA DE JESUS - UFMA
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA