Banca de DEFESA: RONNALD TORRES OLIVEIRA

DISCENTE: RONNALD TORRES OLIVEIRA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Sala de Pesquisa 1
TÍTULO: GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL ENTRE LACUNAS E ENTRELINHAS: a legislação de 1998 a 2018
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Gênero. Dispositivos Legais.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade apresentar as principais narrativas sobre gênero nos documentos legais da Educação Infantil, a fim de analisar como essa temática é entendida e pensada para esse segmento da Educação Básica. Sabendo que gênero é uma construção sócio-histórica, e que tem sua relevância para além da biologização, espera-se com essa investigação apontar para a importância da escola como lugar social que constrói e reconstrói padrões, sendo assim propenso para as discussões de gênero, de modo que pode ser observada, nos documentos educacionais, a sua importância ou não como projeto de Educação Nacional. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Ou seja, é por meio das leituras e análises dos escritos que se debruça para responder às questões sobre gênero na Educação Infantil. Segue-se o processo metodológico de Bardin (2011), intitulado Análise de Conteúdo (AC), que propõe três fases: a pré-análise; a exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. Para tanto, analisam-se os documentos referentes à Educação Infantil, tais como: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998), Parâmetros Nacionais de Qualidade do Ensino Infantil (2006-2018), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017. Assim, cria-se um corpus documental a ser analisado e repensado, sem deixar de pontuar as características próprias da feitura desses documentos que envolvem debate, disputa e controvérsia. Portanto, pode-se, dessa forma, criar um perfil dos documentos e perceber a relação existente entre gênero e Educação Infantil.
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 2435698 - SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA