Banca de DEFESA: RAYSSA MARIA BEZERRA VIEIRA DE SOUSA

DISCENTE: RAYSSA MARIA BEZERRA VIEIRA DE SOUSA
DATA: 04/07/2023
LOCAL: Sala Multimídia - PPGE
TÍTULO: EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE E DOCUMENTOS EDUCACIONAIS: possíveis reflexos na prática pedagógica no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Educação para Sexualidade; Documentos educacionais; IEMA Pleno São Luís.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas últimas décadas, a educação para sexualidade vem sendo entendida como uma das possibilidades de transformar o ambiente escolar em um espaço que debata questões individuais e coletivas, recriando perspectivas de uma educação que seja, de fato, inclusiva e emancipatória. Assim, o presente trabalho traz como premissa central responder de que forma a educação para a sexualidade se faz presente nos documentos educacionais e quais os possíveis reflexos nas práticas pedagógicas em uma escola de Ensino Médio. Objetiva-se analisar possíveis relações entre educação para a sexualidade, presentes ou não, nos documentos educacionais e as práticas pedagógicas desenvolvidas no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena, Centro de São Luís - MA. Destaca-se que os documentos são construídos a partir de perspectivas sociais, culturais e políticas, assim como a realidade escolar também se constrói, pontuando em específico os documentos nacionais, regionais e institucionais. A partir desse entrelaçamento, vê-se uma linha direta de incentivo, desestímulo, debate e encruzilhadas que se tornam concretas no cotidiano escolar. A pesquisa se faz a partir da abordagem qualitativa, destacando-se os fenômenos sociais a partir de suas práticas e construções com Análise Documental, na forma de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Laurence Bardin, a qual orienta a sinalização das vozes na construção dos documentos e suas possibilidades. Infere-se que assim será possível criar um espaço que pretende selecionar, analisar e construir uma perspectiva da educação para sexualidade como possibilidade na realidade educacional. Como resultados foi possível constatar a relação entre os documentos nacionais, regionais e internos do IEMA, no que concerne à sexualidade. Identificou-se que em todos os documentos falta profundidade e direção quanto à educação para a sexualidade, desvelando com base na análise, a falta de compromisso e a ausência da temática na construção de uma educação de fato integral e emancipatória.
Presidente - 2435698 - SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA