Banca de DEFESA: MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA

DISCENTE: MARCOS VINICIUS MARQUES DA SILVA
DATA: 02/08/2023
LOCAL: Programa de Pós Graduação em Educação UFMA
TÍTULO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Estágio Supervisionado Remoto; Saberes Docentes; Identidade Profissional Docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Esta pesquisa refere-se ao Estágio Supervisionado Remoto, desenvolvido durante a Pandemia do COVID-19. Vincula-se ao grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” da Universidade Federal do Maranhão e tem como objetivo geral, analisar as implicações do Estágio Supervisionado Remoto no que se refere aos saberes e a identidade profissional na formação inicial de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão campus São Luís. Deste modo, na realização da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa com a utilização de instrumentos e técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados foram tratados a luz das técnicas de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). A abordagem de pesquisa qualitativa possibilita trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. A abordagem favoreceu a análise e interpretação dos dados da qual emergiram as subcategorias: organização e desenvolvimento; saberes docentes mobilizados e (re)construídos e indicadores de (re)construção da identidade profissional docente. A pesquisa foi realizada com doze (12) estagiários /egressos, que frequentaram o estágio supervisionado na modalidade remota nos anos 2020 e 2021. Para fundamentação do trabalho, destacam-se autores como: Pimenta (1999, 2020), Pimenta e Lima (2018), Almeida e Pimenta, 2015, Tardif, (2014), Dubar (2005), Hall (2000), Marcelo (2009), Guimarães (2004), Souza e Ferreira, (2020), Ferraz e Ferreira (2020), Araújo, (2021), dentre outros, e documentos como: a Portaria nº 343/2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia de COVID-19, a Portaria nº 544/2020 que autoriza a realização de estágios em meios digitais durante a pandemia, o Parecer CNE nº 9/2020 que recomenda a realização de atividades não presenciais de práticas e estágios, especialmente aos cursos de licenciatura e formação de professores e a Instrução Normativa nº 04/2020, que dispõe sobre a realização das atividades de estágio curricular obrigatório no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os resultados revelam que o Ensino Remoto Emergencial impôs desafios inéditos ao estágio, exigindo a absorção de demandas sociais complexas, sobretudo com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Dentre os desafios apontados, destacam-se a limitação das interações entre os estagiários e os alunos, que comprometia a compreensão da realidade educacional e a capacidade de enfrentar os desafios da sala de aula. Entretanto, os desafios apresentados motivaram os estagiários a buscarem estratégias para contorná-los e esta busca mobilizou e construiu diferentes saberes docentes. Desse modo, o estágio supervisionado remoto apresentou uma jornada marcada por frustrações e inseguranças, mas também por aprendizados e superações. Nesse sentido, o modelo de estágio em questão, pode ser uma possibilidade a ser considerada na formação inicial de professores em contextos pós-pandêmicos, desde que cuidadosamente planejado e alinhado aos fins do ensino como prática social que auxilia o reconhecimento das identidades docentes.
Presidente - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO