Banca de DEFESA: ALINE MENDES MEDEIROS

DISCENTE: ALINE MENDES MEDEIROS
DATA: 15/09/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: operacionalização das acessibilidades nas práticas pedagógicas com discentes surdos
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão. Educação Superior. Acessibilidades. Práticas Pedagógicas. Surdos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO: A inclusão de discentes surdos na Educação Superior depende de vários fatores, perpassando desde o acesso às informações até as práticas pedagógicas aplicadas pelos docentes para a permanência deles na instituição. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a operacionalização das acessibilidades comunicacional, metodológica e instrumental nas práticas pedagógicas para inclusão de discentes surdos na educação superior no curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais. A pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória, documental, de campo por meio de estudo de caso, foi realizada na Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella entre os períodos de 2020.1 a 2021.2, correspondendo aos anos de 2021 e 2022, ainda em período de pandemia do Corona Vírus Disease 2019 (COVID-19). Os participantes compreenderam 7 docentes do curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais do Centro de Ciências Humanas e Letras, sendo 3 do sexo masculino e 4 do feminino, com média de idade variando de 20 a 50 anos, formação em licenciatura nas áreas de Pedagogia, Geografia e Letras – Língua Brasileira de Sinais; e bacharelado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, em sua maioria com especialização em Língua Brasileira de Sinais. Na coleta de dados foram utilizados os documentos oficiais da referida Universidade como o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico do curso em foco e entrevistas semiestruturadas. Os dados dos documentos e das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que o Plano de Desenvolvimento Institucional tratava da temática das acessibilidades comunicacional, metodológica e instrumental de forma abrangente, sugerindo que alguns dos órgãos da instituição fossem promotores dessas acessibilidades, a exemplos o Núcleo de Acessibilidade e o Departamento do Curso de Letras-Língua Brasileira de Sinais. O Projeto Pedagógico do curso em questão, também, abordava esses três tipos de acessibilidade de forma ampla e direcionava que o Núcleo Docente Estruturante do curso deve verificar sempre a melhor forma para possibilitar a acessibilidade no curso, por meio de metodologias e práticas pedagógicas mais adequadas. Dentre essas metodologias e práticas pedagógicas adequadas obteve-se como resposta do referido núcleo que a explanação das aulas com discentes surdos ocorria preferencialmente em LIBRAS. Especificamente em relação à operacionalização das acessibilidades pelos docentes, os resultados demonstraram que a maioria deles tinha especialização e fluência em Língua Brasileira de Sinais, possibilitando a utilização da mesma como meio principal de comunicação para contemplar a acessibilidade comunicacional. A respeito da acessibilidade metodológica, os docentes incentivavam a participação ativa dos discentes com recursos visuais, materiais em vídeos com legendas, sendo que as atividades e avaliações variavam entre procedimentos teóricos e práticos. A acessibilidade instrumental era operacionalizada por meio de materiais audiovisuais, vídeos traduzidos em Língua Brasileira de Sinais, aplicativos com avatares em 3D, plataformas digitais como Kahoot, Youtube e Google Meet. Conclui-se que as acessibilidades comunicacional, metodológica e instrumental são aspectos em desenvolvimento nas práticas pedagógicas dos docentes do curso analisado, mas alguns pontos ainda precisam ser ampliados e descritos nos documentos oficiais e na produção de instrumentos e materiais didáticos utilizados na educação de discentes surdos.
Presidente - 407271 - SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Interno - 2770338 - DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA