Banca de DEFESA: AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO

DISCENTE: AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO
DATA: 24/10/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: HABITUS PROFISSIONAL DE PROFESSORES E A PERFORMATIVIDADE NA POLÍTICA DO ENEM: implicações para a prática docente na percepção de professores do Piauí
PALAVRAS-CHAVES: exame nacional do ensino médio; política educacional; avaliação de larga escala; habitus; performatividade.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: Esta pesquisa se localiza no campo da política educacional de avaliação de larga escala, tendo como objeto de estudo a política do ENEM e discute as suas implicações para a prática docente. O debate gira em torno da política de avaliação de larga escala e pressupõe o ENEM como parte das políticas neoliberais de educação, coadunando-se com a perspectiva do Estado avaliador no campo do ensino médio. Objetiva-se analisar as percepções dos professores sobre as implicações da política do ENEM para a prática docente, considerando o habitus profissional de professores e a performatividade como sistemas de disposições que guiam o exercício da docência, no campo do ensino médio de escolas públicas da rede estadual do Piauí. Assim, a questão que mobilizou a investigação foi: quais as implicações do ENEM para a prática docente nas escolas de ensino médio da rede pública estadual do Piauí, na percepção dos professores, considerando o habitus profissional e a performatividade? A perspectiva teórico-metodológica que sustenta a pesquisa fundamenta-se, em termos epistemológicos, no construtivismo de dimensão teórica sociocrítica, ancorada no método praxiológico de Pierre Bourdieu (1992, 2002, 2003, 2007) especialmente na sua noção de habitus, enquanto princípio gerador das práticas, em diálogo com a noção da performatividade de Stephen Ball (2002, 2005, 2010, 2014). A articulação entre ambas permitiu a definição do constructo categórico de análise, pautado no habitus profissional articulado à performatividade, o qual está sendo utilizado como recurso analítico de investigação. Na dimensão empírica, o percurso metodológico envolve um estudo do campo social do ensino médio do Piauí e do subcampo de duas escolas da rede estadual de ensino, sendo uma com “bons” resultados no ENEM e outra com “baixos” resultados. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas a onze professores, cuja análise de dados se alicerça na análise do discurso de linha francesa, tendo como fundamento a gênese dos discursos de Maingueneau (2008). Os resultados apontam evidências empíricas da performatividade incorporada no habitus profissional dos professores à medida que esse habitus está predisposto a incorporá-la. Conclui-se que as práticas docentes nas escolas pesquisadas têm sido conduzidas pelo ENEM, de modo que os resultados de proficiência têm se constituído o centro da ação pedagógica, ficando a função social da escola silenciada em uma troca de valor simbólico, que se estabelece na dialética entre o habitus e a performatividade.
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI