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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS

2023-10-16 15:14:29.462

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
DATA: 18/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE (HÍBRIDO)
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DO TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica Pública. Valorização Docente. Trabalho Docente. Identidade Profissional Docente.
PÁGINAS: 173
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: Este trabalho partiu do interesse por uma investigação de caráter qualitativo sobre aspectos da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, que sinalizaram a consciência dos professores sobre suas condições de trabalho e a possível relação entre essas condições e as últimas medidas que remodelaram a educação brasileira. Sob esse pressuposto, admitiu-se como hipótese que as atuais políticas públicas de valorização profissional impactam na organização e desenvolvimento do trabalho dos professores, gerando instabilidades e incertezas que dificultam a percepção crítica da sua realidade e da constituição de sua identidade profissional. Sendo, portanto, estabelecido como objetivo da pesquisa: analisar a constituição da identidade profissional dos professores do ensino fundamental da educação básica pública, considerando sua relação com as determinações das políticas de valorização profissional sobre o trabalho docente. O trabalho inicia com o estado da questão sobre o trabalho docente na educação básica pública brasileira remodelado pelas reformas educacionais, tendo como fonte pesquisas acadêmicas, apresentadas em forma de teses e inseridas no Catálogo de Teses da CAPES entre 2016 e 2020. Em seguida, encontra-se uma revisão bibliográfica sobre a categoria trabalho docente, com o auxílio dos estudos de ADRIÃO, Theresa (2020, 2022); ANTUNES, Ricardo (2006, 2020); ARROYO, Miguel (2013, 2014); BALL, Stephen J. (2020); BOURDIEU, Pierre (1998); BRAVERMAN, Harry (1997); CHESNAIS, François (1996); DUARTE, Newton (2010); ENGELS, Friedrich (1999); EVANGELISTA, Olinda (2006, 2014); FREITAS, Luiz Carlos de (2014, 2018); FRIGOTTO, Gaudêncio (2015); HARDT, Michael; NEGRI, Antônio (2001); HARVEY, David (2007, 2008); HIRATA, Helena (2007); HOBSBAWM, Eric (2015); HYPOLITO, Álvaro Moreira (2012); MARX, Karl (1996); MÉSZÁROS, István (2011); OLIVEIRA, Dalila Andrade (2017, 2019, 2020); PERRENOUD, Philippe (2020); POCHMANN, Márcio (2020); SAVIANI, Dermeval (2005); SHIROMA, Eneida Oto (2016); TARDIF, Maurice (2015). Apresenta-se também uma revisão bibliográfica sobre a categoria identidade profissional docente, por meio dos escritos de ARROYO, Miguel (2013); BAUMAN, Zygmunt (2005); DUBAR, Claude (2009); DUBET, François (2006); LAWN, Martin (2001); GARCIA, Maria Manuela Alves (2005; 2010); HYPOLITO, Álvaro Moreira (2005). E, por fim, apresenta-se os resultados preliminares da pesquisa de campo, aplicada com uso da técnica de grupo focal, sobre as significações que constituem a identidade profissional dos professores do ensino fundamental anos finais da educação básica do município de Pinheiro-MA. Pretende-se, a posteriori, que a transcrição do material coletado seja analisada em maior profundidade, de acordo com as orientações metodológicas de análise de dados por núcleos de significação, chegando-se assim à conclusão do trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Externo à Instituição - LÍVIA MARIA FRAGA VIEIRA - UFMG
Externo à Instituição - WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP

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