Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA

2024-01-08 10:40:52.411

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA
DATA: 09/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: sala 1 PPGE
TÍTULO: A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DO CONTEÚDO DAS REFORMAS ÀS VOZES DOS SUJEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Trabalho. Currículo.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO: O presente relatório de dissertação tem como objeto de estudo a Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio em sua oferta presencial, tendo como objetivo investigar as causas que levam a não identificação dos alunos com as concepções de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional. A pesquisa surgiu de inquietações pessoais do autor ao presenciar em sala de aula o distanciamento dos alunos frente essa modalidade de ensino o que fez estruturar a seguinte questão/problema: Quais as causas que levam a não identidade dos alunos com as concepções de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional? A partir desta questão, o tema foi delimitado na compreensão de como o ensino profissionalizante vem sendo articulado com o ensino médio na modalidade de ensino integrado, identificando as causas que levam o distanciamento dos alunos. O caminho metodológico que orienta o desenvolvimento da pesquisa tem suas bases no Materialismo Histórico Dialético que foi complementado pela Análise de Discursos na categorização e análise dos dados das entrevistas e como campo de estudo foi analisado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão do município de Barra do Corda. A partir dessas questões foi definido como objetivo geral: Analisar as causas que levam a não identificação dos alunos com as concepções de formação que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional, com o estudo de campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus Barra do Corda – IFMA BDC e como objetivos específicos: a) Analisar o percurso sócio-histórico que moldou a concepção e os princípios de educação profissional do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Brasil; b) Analisar as bases jurídicas normativas das políticas educacionais que orientam a integração entre o Ensino Médio com a Educação Profissional; c) Compreender os princípios e objetivos que orientam a integração do Ensino Médio com a Educação Profissional no Projeto Pedagógico, no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Plano de Curso do Curso de Edificações do Campus IFMA Barra do Corda; d) Identificar a Percepção dos participantes entrevistados sobre a concepção de integração que orienta a formação dos curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e os desafios postos. Os resultados apresentados até o momento revela que esse distanciamento não é fruto da subjetividade dos alunos, mas é reflexo da construção histórica sobre a institucionalização do Ensino Profissionalizante e sua relação com grupos socialmente excluídos, tendo como objetivo principal o controle das massas através de um pensamento assistencialista e a formação rápida e superficial de mão de obra que possa responder aos interesses do desenvolvimento do capital.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Presidente - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

fim do conteúdo