Banca de DEFESA: NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO

DISCENTE: NELCYLEIDE DE JESUS PEDROZO
DATA: 20/02/2024
LOCAL: PPGE UFMA
TÍTULO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS/MA: implicações no currículo escolar sob a visão dos professores.
PALAVRAS-CHAVES: Base Nacional Comum Curricular; Currículo Escolar; Professores do Ensino Fundamental.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa trata sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo escolar da rede municipal de ensino de São Luís/MA. Desde a sua homologação em dezembro de 2017, a BNCC tornou-se referência obrigatória na elaboração dos currículos dos Estados e Municípios. Todavia, a presente pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Os currículos das escolas municipais de São Luís/MA se fundamentam nas determinações da BNCC? Como os professores da rede municipal de São Luís/MA percebem ou vivenciaram a construção do currículo escolar? Quais são os desafios que eles enfrentam na implementação da BNCC na escola? Desse modo, para responder esses questionamentos, a presente pesquisa apresenta como objetivo geral, analisar as implicações da BNCC no currículo escolar da rede municipal de ensino de São Luís/MA, na visão dos professores. E como objetivos específicos, discutir o contexto de construção da BNCC, suas relações e desdobramentos na construção do currículo escolar na rede municipal de ensino de São Luís/MA; identificar as estratégias adotadas no município de São Luís/MA para viabilizar a concretização da BNCC nas escolas da rede municipal; analisar os currículos das escolas investigadas, em seu conteúdo e processos de organização, apreendendo as implicações da BNCC nesses currículos. Logo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo estudo bibliográfico, documental e de campo, baseada no método do Materialismo Histórico-dialético (MHD). Assim sendo, articulamos dentre as categorias do (MHD) as dimensões da historicização, singularidade, particularidade, totalidade, mediação e contradição. O referencial teórico constitui-se das contribuições de autores como: Apple (2011), Arroyo (2013), Dourado (2010), Freitas (2018), Macedo (2018, 2019), Michael Young (2014), Sacristán (2013), Saviani (2008; 2020; 2021) Silva (2015), entre outros. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos, o questionário, visando levantar o perfil dos 17 (dezessete) sujeitos da pesquisa das duas escolas investigadas, sendo uma da Zona Urbana- Núcleo Centro e a outra da Zona Rural e a entrevista semiestruturada que permitiu a maior liberdade para a inquirição dos participantes. Os dados coletados foram analisados a partir da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os principais resultados encontrados apontaram que a BNCC foi determinante na construção do currículo da Rede Municipal de Ensino de São Luís trazendo implicações para o desenvolvimento do currículo, tais como: A necessidade de repensar a concepção de currículo, presente nos posicionamentos dos professores. A compreensão por parte dos professores, de que o currículo possui uma relação direta com a prática dos professores. Alguns professores ainda desconhecem o documento curricular elaborado para a rede de ensino de São Luís e o DCTM, uma vez que nem todos participaram ou foram envolvidos na elaboração dos referidos documentos. Também constatou-se uma dependência significativa dos professores ao livro didático, visto como orientação para a prática docente. Identificou-se ainda que os professores conduzem suas práticas de modo a uma constante flexibilização para que possam atender o que é determinado pela BNCC e as especificidades da aprendizagem dos alunos e da realidade de cada escola e isso se constitui em um dos desafios, sobretudo após o contexto pós-pandêmico aliado a falta de formação continuada e infraestrutura física e recursos adequados.
Interno - 2152257 - EDINOLIA LIMA PORTELA
Externo à Instituição - ELIANE MARIA PINTO PEDROSA - IFMA