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Banca de DEFESA: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS

2024-03-13 12:21:28.18

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DO ROSARIO DE MATOS
DATA: 18/03/2024
HORA: 16:30
LOCAL: Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e via sistema remoto para os membros
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA A PARTIR DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE REFORMULADO PELAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Básica Pública. Valorização Docente. Trabalho Docente. Identidade Profissional Docente.
PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO: Esta tese de doutorado em educação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA), especificamente à linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente e ao eixo investigativo Formação e Profissionalização Docente. Seu interesse nasceu dos resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Pinheiro-MA, realizada entre 2017 e 2018, que sinalizaram a consciência dos professores sobre suas condições de trabalho e a possível relação entre essas condições e as últimas medidas que remodelaram a educação brasileira. Sob esse pressuposto, admitiu-se como hipótese que as atuais políticas públicas de valorização profissional impactam na organização e desenvolvimento do trabalho dos professores, gerando instabilidades e incertezas que dificultam a percepção crítica da sua realidade e da constituição de sua identidade profissional. Sendo estabelecido como objetivo da pesquisa: analisar a constituição da identidade profissional dos professores do ensino fundamental da educação básica pública, considerando sua relação com as determinações das políticas de valorização profissional sobre o trabalho docente. A pesquisa assumiu como método o materialismo histórico-dialético, tendo como ponto de partida a contextualização do objeto a partir do reconhecimento do estado da questão sobre o trabalho docente na educação básica pública brasileira remodelado pelas reformas educacionais, tendo como fonte pesquisas acadêmicas, apresentadas em forma de tese e inseridas no Catálogo de Teses da CAPES entre 2016 e 2020. Em seguida, foram realizadas revisões bibliográficas sobre duas categorias teóricas: a categoria trabalho docente, com o auxílio dos estudos de ADRIÃO (2020, 2022); ANTUNES (2006, 2020); ARROYO (2014); BALL (2020); BOURDIEU (1998); BRAVERMAN (1987); CHESNAIS (1996); DUARTE (2010); ENGELS (1999); EVANGELISTA (2006, 2014); FREITAS (2014, 2018); FRIGOTTO (1997, 2015); HARVEY (2008); HOBSBAWM (2015); HYPÓLITO (2012); MARX (1996); MÉSZÁROS (2011); OLIVEIRA (2004, 2017, 2019, 2020); POCHMANN (2020); SAVIANI (2005); SHIROMA (2006, 2016); TARDIF (2014), entre outros. E a categoria identidade profissional docente, por meio dos escritos de ARROYO (2013); BAUMAN (2005); DUBAR (2009); DUBET (2006); LAWN (2001) e; GARCIA (2005; 2010). Por fim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, a partir da técnica de grupo focal para captação de expressões de professores do ensino fundamental anos finais da educação básica do município de Pinheiro-MA sobre trabalho docente e sua relação com a constituição da identidade profissional docente. Com a aplicação do procedimento metodológico de análise de dados por núcleos de significação foi reconhecida a relação entre as políticas públicas de valorização docente que remodelaram o trabalho docente e a constituição da identidade profissional dos professores, constatando-se como consequência dessa relação o comprometimento do caráter intelectual, autônomo, colegiado e progressista da profissão docente.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 012.392.873-72 - ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 271767 - LELIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES
Externo à Instituição - LÍVIA MARIA FRAGA VIEIRA - UFMG
Presidente - 405964 - MARIA ALICE MELO
Externo à Instituição - WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP

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