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Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DE ARAUJO CAMPOS MOREIRA

2024-03-30 09:48:43.313

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA DE ARAUJO CAMPOS MOREIRA
DATA: 01/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: O ensino da leitura e da escrita na província do Maranhão (1827 – 1860)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da leitura e da escrita, História da Educação, Maranhão Império
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Neste estudo, que está inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, do Programa de Pós-Graudação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, analisa-se o ensino da leitura e da escrita e, as respectivas concepções em uso no processo de escolarização das crianças pobres no MA do século XIX, tendo como recorte o período de 1827 a 1860, decurso em que se implementa uma política de expansão da escola primária. Problematiza-se em que medida as diversas concepções implícitas no ensino da leitura e da escrita contribuíram para a escolarização de ditas crianças, no intuito de compreendermos os significados atribuídos a este ensino, as visões de mundo e de instrução/educação que foram projetadas, bem como os entendimentos sobre o ser criança neste cenário, tendo em vista os embates e as relações de poder. Sustenta-se a investigação nos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, com base em seus três eixos indissociáveis, no intuito de entendermos as formas de organização do ensino após a Lei de 1827, bem como a política de implementação da escola por toda a província, segundo o ensino da leitura e escrita na sua materialidade e historicidade, haja vista a forma, frequência, dispositivo e estrutura em que se apresenta na documentação e na bibliografia: na primeira, o conjunto de relatórios de presidente de província e da Inspetoria do Maranhão, Regulamentos da Instrução Pública, ofícios e alguns periódicos, assim como a legislação produzida na época; na segunda, a partir de três categorias específicas: o ensino da leitura e escrita, o processo de escolarização e a criança. Concluímos que as concepções acerca do ler e escrever implicaram diretamente na sua organização e estruturação, como também estiveram entrelaçadas a um outro grupo de ideias como a de segurança, moralidade, cuidado e proteção, já que a oferta deste ensino para a população pobre se fez a partir de duas vias no Maranhão: as escolas públicas e as instituições de caridade.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - ISABEL CRISTINA ALVES DA SILVA FRADE - UFMG
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS

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