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Banca de DEFESA: ELIAS MARTINS DUARTE

2024-04-07 22:48:53.74

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS MARTINS DUARTE
DATA: 08/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: AS BASES DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA E A ESCOLA NOVA DO MARANHÃO (1920-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Escola Adventista maranhense; Escola Nova; práticas e saberes; Primeira República.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO: A última década da primeira república representou um período de significativas mudanças em diversos setores da sociedade devido a profundas transformações políticas, econômicas e sociais, seja pelas instabilidades e turbulências, seja pela esperança de se renovar as instituições; período em que o ensino tradicional sofre variações em função de uma escola nova que propôs novo modelo de escolarização correspondente às novas necessidades e especificidades do homem moderno. Problematiza-se neste estudo, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação humana, em que medida os ideais da escola nova no Brasil fizeram ressonância nos primórdios da educação adventista no Maranhão, uma vez que a difusão de escolas primárias de dita ordem no período por tudo o país é evidente, segundo os sinais que marcaram sua instauração entre 1920-1930? Objetiva-se compreender o nível de ressonância dos ideais da escola nova nos primórdios da educação adventista no Maranhão, em função de aspectos correlatos identificados, ao garimpar-se indícios do projeto educacional adventista no Maranhão e elencar-se aspectos que incidiram na sua tardia operacionalização, além da identificação de ideais da escola nova que possam ter interferido na sua institucionalização como cultura escolar específica. Utilizam-se os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e se sustenta a análise na discussão de seus no três eixos indissociáveis, tendo as pesquisas bibliográfica e a documental como suportes: pela primeira, avalia-se a relação possível entre a escola nova e a escola adventista, a partir da categoria figuração de Elias (2001) e do modelo polemológico de Certeau (1998); pela segunda, garimpa-se dados da Revista Mensal (1908-1931), principal veículo de imprensa dos adventistas no período, e dos jornais O Imparcial (1926-1946), o Diário de São Luís (1920-1949) e o Pacotilha (1910-1938). Os resultados da pesquisa indicam que o cenário educacional no Maranhão durante o período refletia as práticas inovadoras da Escola Nova que em outros contextos havia possibilitado que a Escola Adventista, que compartilhava ideais semelhantes, se estabelecesse mais facilmente; porém apesar da convergência destes princípios, o estabelecimento da escola adventista no Maranhão enfrentou outros desafios devido à necessidade de uma estrutura organizacional específica. Conclui-se que após um período de preparação, os adventistas conseguiram integrar com sucesso suas práticas educacionais, evidenciando a complexidade na implementação de projetos educacionais em contextos históricos diversos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS-BÔAS CARVALHO DO NASCIMENTO - Tiradentes
Interno - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Presidente - 1781306 - SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS

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