Banca de DEFESA: DRYELLE SOUZA AROUCHE

DISCENTE: DRYELLE SOUZA AROUCHE
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: “ISSO NÃO É COISA DE MENINA”: Discussões sobre as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física do ensino médio em São Luís/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física; Gênero;Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação aborda as relações de gênero nas aulas práticas de Educação Física no ensino médio em São Luís/MA, utilizando uma abordagem qualitativa. Visa compreender por que o gênero emerge como um fator determinante nas aulas de Educação Física, elucidar de que maneira os papéis de gênero, reconhecidos pelos professores de Educação Física, orientam as atividades práticas no Ensino Médio e investigar em que medida essas percepções influenciam as escolhas das práticas corporais e como os alunos percebem essas escolhas. Além disso, a pesquisa investiga como os papéis de gênero reconhecidos pelos professores influenciam as dinâmicas das aulas práticas, destacando práticas pedagógicas e escolhas metodológicas. A pesquisa justifica-se por permitir a reflexão sobre uma área de pesquisa em consolidação na Educação Física, além de seus resultados contribuírem para divulgar para a academia alguns aspectos sobre a produção e o desenvolvimento teórico dos Estudos de Gênero na área. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Militar Tiradentes I, escola pertencente ao da rede pública estadual da cidade de São Luís (MA), localizada na Rua Gabriela Mistral, s/n, Vila Palmeira. Os instrumentos utilizados para a realização desta pesquisa foram: questionário e análise de entrevistas. A revisão bibliográfica do tipo estado da arte da produção de conhecimento na literatura nacional sobre o tema, com um recorte temporal fixado entre os anos de 2017 e 2021. O levantamento bibliográfico concentrou-se em teses e dissertações indexadas na base de dados do Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados da pesquisa foram expostos com a utilização das respostas das perguntas, a partir de uma análise do conteúdo coletado. Portanto, o estudo buscou entender como o/a professor/a, ao optar por uma determinada práxis, deve estar constantemente refletindo sobre a sua prática pedagógica.
Presidente - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Interno - 2303030 - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO