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Seção Extra

GRUPOS DE PESQUISA - PIBIC

O Curso de Linguagens e Códigos LP desenvolve atividades de pesquisa, com projetos no PIBIC. As atividades de pesquisa do Curso  são realizadas a partir de projetos de docentes do Colegiado ou em parceria com os demais Cursos do Centro de Ciências de São Bernardo.  Abaixo, segue os vigentes em 2023:

Grupo de Estudo e Pesquisa sobre formação e prática docente de línguas, práticas de linguagens e memória do ensino de espanhol no Maranhão - UFMA - O ponto de partida deste Grupo tem seu inicio tanto com a pesquisa de Mestrado (2012) quanto de Doutorado (2017) em Letras Neolatinas, na qual pesquisamos sobre a abordagem docente no ensino e formação em língua espanhola. Tais pesquisas, assim como, as experiências no Curso de Linguagens e Códigos levantaram inquietações que fazem parte desta proposta. Sinalizamos em sua amplitude de temas, a responsabilidade de integrar pesquisas científicas que contemplem a formação interdisciplinar, o que requer atuar tanto na área especifica de formação como transitar pelas demais áreas, numa rede de conhecimentos. De acordo com o PPP (2017), o Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa (LCLP) da UFMA é uma licenciatura de cunho formativo interdisciplinar de professores da área de Linguagens e Códigos (tendo a Língua Portuguesa como grande área e as áreas de Língua Espanhola, Língua Inglesa e Artes Visuais como integradoras em uma perspectiva interdisciplinar) para atuarem como professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio. Essa formação interdisciplinar tem por pressupostos a integração das áreas do conhecimento, como afirma Fazenda (2006), como visto, uma ampla discussão a ser desenvolvida pelo grupo, no intuito de desenvolver projetos integradores e, que de fato, tenham/sejam com foco interdisciplinar.

Linha de pesquisa:Formação e Prática Docente de Língua Portuguesa; Formação Docente,Saberes e Práticas de Ensino na Educação Básica do Baixo- Parnaiba; Memórias do Ensino de Espanhol no Maranhão;Práticas de Linguagem em Diferentes Contextos.

Líderes: Prof.ª Dra. Maria Francisca da Silva e Profa. Dra. Eliane Pereira dos Santos
Pesquisadoras: Prof.ª Dra. Rachel Tavares de Morais

Contato: 

mf.silva@ufma.br 

eliane.ps@ufma.br

rs.tavares@ufma.br

Grupo de Pesquisa em Literatura e outras artes: identidade, alteridade e decolonialidade -  GPLADE - O Grupo de pesquisa em Literatura, Alteridade e Decolonialidade, vinculado ao curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão - campus São Bernardo, foi pensado a partir da necessidade de institucionalizar a pesquisa de temas concernentes à crítica literária, pensamento decolonial e estudos culturais, mais especificamente considerando os contextos da América Latina, da África e suas demandas.
A ideia surgiu da reflexão sobre as diversas possibilidades de aprofundar outras maneiras de conhecer e analisar experiências não-eurocêntricas de conhecimento e valorizando as manifestações literárias e culturais de outras regiões do mundo, visando ampliar a produção acadêmica sobre os continentes latino americano, africano e suas diásporas no que concerne às suas produções culturais, as línguas, as literaturas e demais formas de expressão artística.
O grupo é constituído de duas linhas de pesquisa:
LINHA 1
Literaturas africanas e afrodiaspóricas: alteridade, escrita e oralidades

LINHA 2
Narrativas do Sul Global: epistemologias decoloniais e dimensões simbólicas da arte

Grupo de Pesquisa em Literatura, Leitura e Ensino - LER-

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Arte e Formação de professores -

Líder: JANINE ALESSANDRA PERINI
Vice-Líder: RACHEL TAVARES DE MORAIS

O grupo de pesquisa se formou diante da necessidade de se registrar, documentar e de aprofundar as pesquisas realizadas pelos participantes do grupo em relação a suas ações dentro do espaço da Universidade. Ações essas que são direcionadas à formação de professores dos cursos de Licenciatura em Linguagem e Códigos/ Música e Licenciatura em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Centro de Ciências de São Bernardo, UFMA. Dessa forma, esse grupo de pesquisa tem como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois estaremos refletindo sobre projetos e programas como o Estágio Supervisionado Obrigatório, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), os Projetos de Ensino de Monitoria, os projetos do Programa Foco Acadêmico, entre outros. O grupo de pesquisa tem como base a metodologia histórico-crítica que visa transformar a realidade e superar a alienação. Para Saviani e Duarte (2010), isso só é possível quando o patrimônio cultural da humanidade for assimilado pelas novas gerações como elemento de sua plena humanização. Dessa forma, a educação é uma ação política, onde sua principal função é a socialização do conhecimento.

Projeto de pesquisa Observatório da formação de professores do Maranhão

Coordenadora: JANINE ALESSANDRA PERINI  

O Observatório da formação de professores do Maranhão é um projeto voltado à pesquisa e pretende investigar a formação de professores no estado do Maranhão. Tendo em foco o processo de formação de pesquisadores na investigação das licenciaturas, do Estágio Supervisionado Obrigatório, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dos Projetos de Ensino de Monitoria, dos projetos vinculados ao Programa Foco Acadêmico e outros projetos e programas de ensino e extensão que se relacionem com a formação de professores. Nossa intenção é construir uma rede de pesquisas articuladas pelo observatório, considerando a constituição e a relação do ensino entre escolas estaduais/municipais e a UFMA. Para tal fim, a pesquisa deverá se desenvolver estrategicamente na observação, no levantamento de dados, na reflexão, na produção acadêmica, científica e cultural da formação de professores no âmbito das licenciaturas.

Projeto em rede bilateral Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG)

Coordenação Professora Doutora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Professor Doutor Federico Buján, da Universidad Nacional de las Artes (UNA) e Universidad Nacional de Rosario (UNR).

Instituições parceiras UFMA, com a pesquisadora: JANINE ALESSANDRA PERINI

O Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG), é um projeto em rede bilateral que articula pesquisadores acadêmicos da América Latina, sobretudo da Argentina e do Brasil, com 16 instituições de Ensino Superior. 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura - GEPEMADEC - 

Prof.Dr. Josenildo Brussio

Prof.Dr. Fabricio Moraes

Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação e Práticas da Docência em Língua Portuguesa -

Prof.Dr. José Marcelo Costa dos Santos

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