Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

As atividades acadêmico-culturais são um componente obrigatório que contribui para a flexibilização curricular uma vez que requer do aluno a participação em atividades de natureza diversa que envolve o ensino, a pesquisa e a extensão. É um componente com carga horária total de 60 horas, que se refere às habilidades, conhecimentos, competências e atitudes experienciadas fora do ambiente escolar e que visa ao enriquecimento do percurso formativo do discente, alargando o seu currículo com atividades acadêmicas e culturais internas ou externas ao curso.

Embora não integre o rol de disciplinas da organização curricular, são atividades pertinentes à sua formação, tais como atividades de extensão, pesquisa, iniciação à docência, participação em eventos, publicações e vivência profissional, que complementam, enriquecem e põem em perspectiva as vivências mais estritamente acadêmicas e internas do curso. No projeto, são previstas de acordo com o designado pela Resolução CNE-CP Nº 02/2015, inclusive de acordo com o descrito nos trechos relativos aos núcleos de formação das licenciaturas.

Para integralização das 60 (sessenta) horas mínimas destas atividades, o aproveitamento da carga horária e os requisitos de comprovação seguirão critérios elaborados e aprovados pelo Colegiado de Curso. Assim, o critério adotado pelo colegiado foi: a cada quatro semestres cursados, o discente deverá comprovar 50% do cumprimento destas atividades desenvolvidas.

O estudante deverá solicitar à comissão de atividades acadêmicas complementares a avaliação de suas AAC, por meio de requerimento específico via SEI e devidamente comprovado, mediante declaração ou certificação, carga horária, período de realização, aproveitamento e frequência. Após, a comissão de atividades acadêmicas complementares atestar que o aluno atingiu as 60 (sessenta) horas exigidas nesta resolução, deverá notificar a coordenação do curso para a inclusão da carga horária de AAC no histórico escolar do aluno.Os alunos regularmente matriculados no Curso podem fazer esse requerimento, semestralmente, a partir do segundo semestre.

 Atualmente, em 2023, o prof. Dr. Alex Alves Egido responde pelas ações de AAC no Curso juntamente com a Coordenação do Curso.

fim do conteúdo