Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos  Língua Portuguesa no uso de suas atribuições e considerando as disposições da Resolução Nº 1892 – CONSEPE, de 28 de junho de 2019, determina que a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatória para todos os estudantes do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa do Centro de Ciências de São Bernardo - CCSB/UFMA, com vistas à colação de grau.

O TCC é uma produção acadêmica que expressa a capacidade do estudante de abordar e sistematizar os conhecimentos e habilidades adquiridos no curso de graduação, podendo ser realizado na forma de monografia e artigo científico.

O TCC é um trabalho individual, de natureza acadêmica e pressupõe a atividade de orientação do professor. O TCC deve ser de natureza investigativa sobre fenômenos relativos às linguagens como prática social.  São objetivos do TCC:

 I                 - Possibilitar ao aluno a produção de conhecimento relacionado às áreas de atuação do Curso de Licenciatura em Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, com base na articulação teórico-prática, evidenciando a ética, o planejamento, a organização, a redação e a edição do trabalho em moldes científicos;

II             - Oferecer ao aluno a oportunidade de aprofundar conhecimentos adquiridos por disciplinas cursadas;

III             - Possibilitar a associação do conhecimento teórico com a prática de ensino.

     O aluno poderá se inscrever no componente TCC quando integralizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso, iniciando a orientação no 7º período e concluindo até o término do curso. – O calendário acadêmico da coordenação do curso será o balizador determinante para os prazos estipulados no decorrer do processo de elaboração, execução, entrega e defesa do TCC, devidamente divulgados

          O TCC é composto por três etapas:

I  - Projeto de TCC;

II - Desenvolvimento do texto científico;

III          - Defesa pública.

No que se refere ao processo de acompanhamento e avaliação compete ao Orientador do TCC: 

I  - Acompanhar o aluno na definição do tema de investigação;

II  - Acompanhar o cumprimento de prazos, em todas as etapas que constituem o TCC;

III   - Apresentar ao Colegiado de Curso potenciais problemas surgidos ao longo do trabalho de orientação e em comum acordo com o orientando, procurar resolvê-los;

IV  - Apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do processo de elaboração do TCC;

V        - Atender, segundo o cronograma de orientações, seus orientandos, em horário previamente estabelecido, presencial ou remotamente.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem carga horária de 60 (sessenta) horas,  dividida em dois momentos, sétimo e oito período com 30h cada, é uma atividade curricular obrigatória e muito relevante para o processo de aprendizagem. É um trabalho científico com objetos de estudo articulados ao conteúdo do curso, realizado pelo aluno com a orientação pessoal e direta de um professor.

Considerando que as licenciaturas interdisciplinares buscam explorar a interação entre as áreas, o TCC é concebido como um elemento articulador e integrador do currículo, que visa à formação do professor como pesquisador de questões que vão emergir da realidade que o cerca, de seu cotidiano, da escola, da sala de aula.

fim do conteúdo