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Seção Extra

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio é um componente curricular que integra os processos de ensino e aprendizagem, a partir dos nexos e conteúdos definidos no Projeto Pedagógico do Curso, considerando o que determina a Resolução CONSEPE Nº 1892/ 2019, Nota Técnica nº 02/2018-PROEN,  Normativa 04/2018, Resolução n.º 1674-CONSEPE de 20 de dezembro de 2017, a Resolução n.º 1191-CONSEPE de 03 de outubro de 2014 e a Resolução nº 684/09-CONSEPE, de 07 de maio de 2009. O Estágio compreende um conjunto de competências e habilidades com fins de aprendizagem profissional, cultural e social em situações reais de trabalho, relacionando teoria e prática. Acontece sob a supervisão do coordenador do estágio, supervisores docentes do curso e dos supervisores técnico-profissionais credenciados pelas instituições conveniadas.

O Estágio Obrigatório está organizado em quatro etapas: Estágio Obrigatório I e II (no Ensino Fundamental- séries finais, de 6º ao 9º ano) e Estágio Obrigatório III e IV (no Ensino Médio), com carga horária de 100 horas em cada etapa, totalizando 400. Essa carga horária é distribuída para as seguintes atividades: Instruções sobre o estágio, preparação teórica para regência simulada e regência na escola campo, observação e participação no cotidiano escolar, observação na sala de aula, regência de sala de aula, elaboração do relatório de estágio; elaboração e aplicação do projeto interdisciplinar na escola-campo (O projeto interdisciplinar é atividade do estágio Obrigatório II e IV).

As atividades de estágio obrigatório deverão ser desenvolvidas em quatro semestres regulares e/ou especiais, tendo início a partir do quinto período, podendo ser realizado em qualquer um dos turnos (matutino, vespertino e noturno) – no caso do turno vespertino, conforme a disponibilidade de horário para o estágio.

O estágio oportuniza aos alunos a aplicação de seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, possibilitando-lhes o exercício da docência em situações vivenciadas em sala de aula e a aquisição de uma visão objetiva, real de sua área de atuação profissional. Nesse momento, o licenciando é orientado a perceber e analisar a estrutura organizacional da escola por meio de observações, adotando instrumentos de coleta de dados, tais como registros em fichas e diário de campo, que o permitem conhecer a estrutura física da escola, a gestão, o corpo docente, o Projeto Político Pedagógico, a relação da escola com a comunidade, com a família e com a instituição UFMA, os projetos pedagógicos, a rotina da escola. Após as observações, os estagiários são orientados e conduzidos tanto pelo supervisor docente, quanto pelo supervisor técnico para realizar as regências.

Atualmente, em 2023, a profa. Dra. Eliane Pereira dos Santos é a Coordenadora de Estágio.

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