Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Seção Extra

HISTÓRICO DO CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

Primeira turma na colação de grau - 2010

O Curso de Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, foi aprovado por a Resolução Nº 38- CONSUN, de 24 de maio de 2010.

Para ser criado, o curso levou em consideração a Lei n°9.394/1996 que estabelece as Diretrizes Bases da Educação Nacional, Lei nº10.172 que institui o Plano Nacional de Educação, ao Pareceres do CNEn°776/97 enº583/2001, que orientam para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação;

Considerando ainda a Resolução nº 104- CONSUN, de 30 de novembro de 2007, que aprovou a adesão da UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão da Universidade Brasileira (REUNI); sendo homologado pelo conselho universitário aprovação de criação do Curso de Linguagens e Códigos – modalidade denominado Licenciatura presencial – no Campus de São Bernardo,doravante denominado apenas curso,e seu respectivo Projeto Pedagógico.

O Curso era ofertado regularmente no turno vespertino, com uma entrada anual de 60 vagas, por meio de processo seletivo as disciplinas eram dadas em regime de compartilhamento com as outras licenciaturas de Ciências Humanas e Naturais. Era uma proposta de formação Interdisciplinar de professores de Códigos e Linguagens, para atuarem especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo estruturado de modo a se constituir como ciclo de formação plena e independente, e também como primeiro ciclo de segundas licenciaturas, nos componentes de Artes, Música, Português, Inglês e Espanhol estas visando à formação continuada, à complementação de estudos e à atuação mais qualificada no Ensino Médio.

No ano de 2013, Já que se verificou a necessidade de modificar a estrutura formativa de Três anos e adequar a matriz curricular foi reestruturado o Projeto Político do Curso de Linguagens e Códigos- Português.A Resolução nº 1078- CONSEPE, de 29 de novembro de 2013, aprovouo Projeto Pedagógico do Curso de Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa.

O Curso era ofertado regularmente no turno vespertino e tinha 40 (quarenta) vagas para ingresso anual de estudantes, por meio do Sistema de Seleção Unificada(SISU). A integralização exigia do licenciando para sua integração curricular a carga horária de 3.680 (três mil e seiscentos e oitenta) horas. Tal estrutura curricular não atendia aos anseios da comunidade acadêmica o que levou a novas mudanças.

 Em 2017,como reação do corpo docente do Curso de Música foi proposta a separação dos Cursos.Foram alterados os Projetos Político dos Cursos de acordo com as novas resoluções, apresentando a nova estrutura dos cursos de Linguagens e Códigos habilitação em Língua Portuguesa e do cursode Linguagens e Códigos/ Música.

 Em 20 de Setembro de 2017, foram aprovados e implantados os Projetos Políticos- Pedagógicos dos cursos de linguagens e Códigosa Resolução Nº 1637- CONSEPE, 20 de setembro de 2017. Foi aprovada a Reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Curso de Licenciatura em Linguagens Códigos-Música e Língua Portuguesa.

O Curso de Linguagens e Códigos – Música funcionando no turno vespertino,regime semestral, sistema de créditos, com oferta de 20 (vinte) vagas com uma única entrada anual, tendo uma carga horária total de 3.225 (três mil duzentas e vinte e cinco) horas.

O Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa possuindo uma carga horária total de 3.375( três mil trezentas e setenta e cinco) horas e 127 ( cento e vinte e sete) créditos teóricos práticos.

 

Penúltima turma na colação de grau - 2017

HISTÓRICO DOS COORDENADORES DO CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS LÍNGUA PORTUGUESA

PERÍODO

 COORDENADOR

2010 a 2011

João Fortunato Soares de Quadro Júnior

2011 a 2012

Katia Cilene Ferreira França

2013 a 2016

Heridan de Jesus Guterres pavão Ferreira

2016 a 2018

Bergson Pereira Utta

2019 a 2023

Maria Francisca da Silva

fim do conteúdo