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Banca de DEFESA: SIMORELDA ALVES FERREIRA

2025-04-29 18:02:55.757

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMORELDA ALVES FERREIRA
DATA: 30/04/2025
HORA: 15:00
TÍTULO: PERCEPÇÕES DE FAMILIARES E DE PROFESSORES HOSPITALARES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
PALAVRAS-CHAVES: paralisia cerebral; família; pedagogia hospitalar; inclusão escolar
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) ainda representa um desafio para as famílias. A PC é uma lesão não progressiva que afeta o cérebro em desenvolvimento e pode impactar diversas áreas da vida infantil. Este estudo objetivou analisar as percepções de familiares e professores hospitalares sobre o processo de inclusão escolar dessas crianças. É uma pesquisa interdisciplinar, pois considera os impactos da PC no desenvolvimento infantil e os aspectos educacionais, de saúde, políticos e sociais que envolvem essa população, evidenciando a relevância do estudo, contribuindo com a discussão da inclusão escolar dessa população. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso realizado no Centro de Neurorreabilitação Sarah, unidade São Luís/MA. Foi realizado, ainda, um mapeamento da literatura sobre as percepções de famílias de crianças com PC e um levantamento sociodemográfico das famílias participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 familiares e 3 professores hospitalares, e a análise fundamentou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados indicaram o predomínio de mulheres entre os responsáveis, majoritariamente de etnia parda e preta, com a maioria das crianças recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), evidenciando vulnerabilidade social; dar voz às famílias e professores hospitalares possibilitou expressar desafios, expectativas e experiências no percurso escolar das crianças com PC; verificou-se que as relações sociais na escola influenciam diretamente a inclusão, e conhecer os direitos educacionais não garante sua efetivação; as dificuldades de acessibilidade e suporte educacional mostraram-se associadas ao grau de dependência da criança; a formação docente revelou-se um obstáculo à inclusão, destacando a necessidade de políticas públicas que compartilhem essa responsabilidade; e ressaltou-se ainda, o papel essencial do professor hospitalar na interface entre reabilitação e educação, orientando as famílias sobre os direitos à escolarização inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Co-orientador - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

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