Banca de DEFESA: SIMORELDA ALVES FERREIRA
2025-04-29 18:02:55.757
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMORELDA ALVES FERREIRA
DATA: 30/04/2025
HORA: 15:00
TÍTULO: PERCEPÇÕES DE FAMILIARES E DE PROFESSORES HOSPITALARES SOBRE
O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM PARALISIA
CEREBRAL
PALAVRAS-CHAVES: paralisia cerebral; família; pedagogia hospitalar; inclusão
escolar
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral (PC) ainda representa um
desafio para as famílias. A PC é uma lesão não progressiva que afeta o cérebro em
desenvolvimento e pode impactar diversas áreas da vida infantil. Este estudo objetivou
analisar as percepções de familiares e professores hospitalares sobre o processo de
inclusão escolar dessas crianças. É uma pesquisa interdisciplinar, pois considera os
impactos da PC no desenvolvimento infantil e os aspectos educacionais, de saúde,
políticos e sociais que envolvem essa população, evidenciando a relevância do
estudo, contribuindo com a discussão da inclusão escolar dessa população.
Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com
abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso realizado no Centro
de Neurorreabilitação Sarah, unidade São Luís/MA. Foi realizado, ainda, um
mapeamento da literatura sobre as percepções de famílias de crianças com PC e um
levantamento sociodemográfico das famílias participantes. A coleta de dados ocorreu
por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 familiares e 3 professores
hospitalares, e a análise fundamentou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin
(2016). Os resultados indicaram o predomínio de mulheres entre os responsáveis,
majoritariamente de etnia parda e preta, com a maioria das crianças recebendo o
Benefício de Prestação Continuada (BPC), evidenciando vulnerabilidade social; dar
voz às famílias e professores hospitalares possibilitou expressar desafios,
expectativas e experiências no percurso escolar das crianças com PC; verificou-se
que as relações sociais na escola influenciam diretamente a inclusão, e conhecer os
direitos educacionais não garante sua efetivação; as dificuldades de acessibilidade e
suporte educacional mostraram-se associadas ao grau de dependência da criança; a
formação docente revelou-se um obstáculo à inclusão, destacando a necessidade de
políticas públicas que compartilhem essa responsabilidade; e ressaltou-se ainda, o
papel essencial do professor hospitalar na interface entre reabilitação e educação,
orientando as famílias sobre os direitos à escolarização inclusiva.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Co-orientador - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI