Banca de DEFESA: ROMULO FERNANDO LEMOS GOMES

DISCENTE: ROMULO FERNANDO LEMOS GOMES
DATA: 20/12/2013
LOCAL: Sala de aula 01, do PGCult
TÍTULO: JORNALISMO CIENTIFICO OU PROMOÇÃO INSTITUCIONAL? Análise das regularidades discursivas no jornalismo científicos da UFMA, IFMA E UEMA.
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Científico; Educação; Assessoria de Comunicação; Discurso
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Discussão do papel educativo desempenhado pelo jornalismo científico. Centra suas atenções sobre os exercícios jornalísticos das assessorias de comunicação das maiores instituições de ensino superior do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é investigar se o jornalismo cientifico produzido nessas três instituições atinge propósitos educativos consistentes, de modo a atender necessidades de formação de cultura científica. Toma-se como suporte a Teoria Social do Discurso, de Norman Fairclough (2001), que percebe o discurso como tridimensional: texto, prática discursiva e prática social. Em entrevista com chefes das assessorias de comunicação dessas instituições, levantou-se condições de produção do discurso da divulgação de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A anaálise apontou a coexistência entre discurso da ciência, discurso do jornalismo científico e discurso de promoção institucional. A partir de relações intertextual e interdiscursivas, esses campos se alternam ou se justapões para cumprir propósitos de manutenção hegemônica, sem atenção significativa à dimensão educativa do jornalismo científico.
Externo ao Programa - 1086565 - FRANCISCO GONCALVES DA CONCEICAO
Presidente - 6336891 - SILVANO ALVES BEZERRA DA SILVA