Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS FERNANDA SILVA DOS SANTOS

DISCENTE: THAYS FERNANDA SILVA DOS SANTOS
DATA: 20/12/2013
LOCAL: Sala de aula 01, do PGCult
TÍTULO: A COMBINAÇÃO DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo de caso da experiência do curso de Pedagogia do NEAD-UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Inteligências Múltiplas. Psicologia Cognitiva. Educação a Distância.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo tem por base a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as implicações da sua trajetória de desenvolvimento para a Educação a Distância. O que logo chama atenção numa investigação desta natureza é que ela enforma um objeto estranho ao comum das perquisições sobre a instrução em programas a distância e, além disso, combina linhas teóricas da antropologia e da psicologia cognitiva. Tomando como referência a experiência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão (NEAD-UFMA), buscaremos analisar de que maneira as competências intelectuais humanas podem ser modeladas e combinadas no contexto da EaD. A metodologia empregada será de natureza quantitativa com algum tratamento qualitativo, de caráter descritivo e interpretativo, através do estudo de caso. Em relação aos sujeitos e aos ambientes de aprendizagem que, de fato, entrarão no frame da pesquisa podemos apontar três: o aluno, o professor e a plataforma de aprendizagem Moodle. A análise iniciará com a identificação do perfil (ou inclinações) intelectuais dos alunos, o levantamento das tarefas propostas pelos professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as interpretações sobre o que pretendem estes profissionais que participam ativamente da formação de futuros pedagogos para, após, sistematizá-las como um fato. O que apresentaremos, portanto, neste material apresentado à etapa de qualificação, serão os capítulos referentes aos fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos bem como os instrumentos de coleta de dados que serão utilizados na pesquisa empírica.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 1737571 - REINALDO PORTAL DOMINGO