Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: DANIELLE LIMA COSTA DATA: 31/07/2014 HORA: 09:00 LOCAL: sala de aula 1 do PGCult TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA SOB A ÓTICA DE ROUSSEAU E DA AGENDA PÓS-MODERNA: análise crítica da "coleção explorando o ensino" PALAVRAS-CHAVES: Rousseau, Escola nova, Ensino de filosofia PÁGINAS: 67 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ciências Sociais RESUMO: Abordagem sobre o ensino da filosofia na ótica do filósofo Jean-Jacques Rosseau e do debate escrito no seio da agenda pós-moderna, utilizando como mote analítico a coleção extrapolando o ensino, elaborada pelo Ministério da Educação. Pretende-se observar, no primeiro momento os elementos teóricos construídos na teoria Rousseauniana que serviram de princípios para constituição do movimento escolanovista, em seguida busca-se analisar o debate instaurado entre os pensadores brasileiros, na terceira parte da coleção, que se relaciona ao ensino de filosofia e criticar a forma como buscam elaborar um método específico para o ensino desta disciplina. Num terceiro momento pretende-se sintetizar uma crítica a partir dos pressupostos teóricos adotados pela produção pela produção hegemônica sobre ensino de filosofia no Brasil, além de avaliar os desdobramentos que produzem e que, supomos, redundam numa concepção negativa do ato de ensinar. Para alcançar os objetivos postos utiliza-se do método hermenêutico MEMBROS DA BANCA: Externo à Instituição - ANGELO MANOEL DOS SANTOS CARDITA - Québec Interno - 1163317 - JOAO DE DEUS VIEIRA BARROS Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA