Banca de DEFESA: DANIELLE LIMA COSTA

DISCENTE: DANIELLE LIMA COSTA
DATA: 04/12/2014
LOCAL: sala de aula 1 do PGCult
TÍTULO: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: do ideário educacional de Rousseau à sua atualização e recepção na Escola Nova
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia; Educação; Rousseau; Escola Nova.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: A presente dissertação visa debater, no campo da filosofia da educação, o pensamento de Jean-Jacques Rousseau sobre a educação, através da obra O Emílio ou Da Educação (1762), analisando os princípios que influenciaram a chamada Escola Nova, enquanto tendência pedagógica do século XX. Partiu-se da hermenêutica das proposições teóricas a respeito da relação educação, sujeito e subjetividade, tomando como base o contexto histórico-filosófico da Idade Moderna enquanto ambiência material e cultural que permitiu a emergência de uma pluralidade de ideias acerca do novo paradigma sobre a concepção do homem moderno. Em seguida, foram debatidas o projeto pedagógico em Rousseau, na obra supracitada. E, por fim, a reflexão sobre os princípios influenciadores dos pressupostos rousseaunianos para a proposta educativa da Escola Nova, no século XX, situadas, especificamente, nas duas primeiras fases de desenvolvimento desta tendência educacional, a partir da seleção de dois autores importantes de cada etapa. Para isso, utilizou-se a classificação de Palácios (1984), a saber: a etapa romântica, com Pestalozzi e Fröebel; e a segunda etapa de aprofundamento metodológico com Ferrière e John Dewey. O percurso de análise fora tecido, ainda, por sob o debate que permeia o pano de fundo filosófico da concepção educacional escolanovista, expresso no embate entre pedagogia da essência e pedagogia da existência. Justifica-se esta pesquisa pela relevância do tema da educação e sua necessária reflexão filosófica, tendo em vista que, por vezes, certos estudos contemporâneos tem se fixado nas propostas e\ou técnicas metodológicas esvaziadas de debate de fundo filosófico sobre princípios e fundamentos. Espera-se contribuir de forma interdisciplinar por meio de reflexões no âmbito da filosofia e da educação, a partir de um aprofundamento do debate sobre os princípios que sustentam as concepções pedagógicas e suas intencionalidades educativas.
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO