Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA CARVALHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: LUIZA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 31/03/2015
LOCAL: Coordenação do PGCULT
TÍTULO: ESQUINA DA PESQUISA: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura em EaD da Ufma
PALAVRAS-CHAVES: Complexidade. Aprendizagem. Educação a Distância. Pesquisa. Material Educacional Digital.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Esquina da Pesquisa: uma proposta para educar pela pesquisa os alunos dos cursos de licenciatura em EaD da Ufma. A presente dissertação aborda a pesquisa como princípio científico e educativo. Partindo do pressuposto de que a universidade é um espaço de pesquisa, e considerando como referencial teórico o pensamento complexo, de Edgar Morin e a aprendizagem reconstrutiva, de Pedro Demo, o estudo relaciona questões ontológicas, epistemológicas, socioculturais, históricas, institucionais e políticas com a ciência na contemporaneidade, a prática da pesquisa no ensino superior, especialmente na modalidade a distância, e com a concepção de aprendizagem adotada pelos professores, para enfim, propor um Material Educacional Digital (MED) que possibilite o Educar pela Pesquisa nos cursos de licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Maranhão. Para tanto, buscou-se compreender como se dão a interpretação da realidade e a aprendizagem sob o prisma do pensamento complexo, a fim de interpretar o processo de aprendizagem na modalidade a distância, partindo da perspectiva da interatividade; analisou-se o papel da universidade no processo de produção científica, abordando, em especial a modalidade a distância, com o intuito de fundamentar a proposta de criação de um Material Educacional Digital que possibilite aos alunos dessa modalidade a aprendizagem da pesquisa de forma (re)construtiva, com compromisso com a qualidade formal e política. Nesse intento, o percurso metodológico adotado, de abordagem qualitativa, abrangeu as seguintes etapas: Primeira Fase: Concepção Filosófico-pedagógica, onde foram identificadas as ideias filosófico-pedagógicas que têm a pesquisa como base para o processo de formação humana e cognitiva do aluno, bem como a teoria da aprendizagem que fundamentou o planejamento didático-metodológico do MED proposto; Segunda Fase: Concepção Teórico-metodológica, onde foram realizados estudos preliminares tanto nos cursos de Licenciatura na modalidade a distância da Ufma, a fim de verificar a necessidade de utilização de um MED específico para desenvolver nos alunos as competências necessárias ao pesquisador, quanto nos materiais existentes na Web relacionados à proposta metodológica de Educar pela Pesquisa;e a Terceira Fase, na qual foi desenvolvido e avaliado o MED proposto com o objetivo de subsidiar os alunos dos cursos de Licenciatura a distância da Ufma no desenvolvimento de competências necessárias ao pesquisador, tendo por base o Educar pela Pesquisa, utilizando, para tanto, critérios de qualidade e de usabilidade.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARCIA HELENA SAUAIA GUIMARAES ROSTAS - IFSUL