Banca de DEFESA: GIRSIVANIA TEIXEIRA DOS PRAZERES

DISCENTE: GIRSIVANIA TEIXEIRA DOS PRAZERES
DATA: 26/08/2015
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: A PRÁTICA DO TUTOR NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O ALUNO DO CURSO DE FILOSOFIA A DISTÂNCIA DA UEMA
PALAVRAS-CHAVES: Educação a distância. Tutoria. Mediação. Autonomia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Análise da prática do tutor à distância do Curso de Filosofia da UEMA enquanto mediador do conhecimento. Este trabalho se apresenta como uma averiguação da prática de um sujeito educacional importante da modalidade de Educação a Distância (EaD), o chamado ‘tutor de educação a distância’, o qual se justifica pela sua ação considerada indispensável ao processo de ensino aprendizagem desta modalidade educativa. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar a prática do tutor à distância do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão enquanto mediação do conhecimento, com a possibilidade de formação de uma autonomia discente. Para tanto apoiamo-nos nas literaturas de autores de EaD como João Mattar, Daniel Mill, assim como também os Referenciais de Qualidade do MEC que aborda a qualidade na educação a distância. Na fundamentação teórica, através de análise bibliográfica de cunho hermenêutico, utilizamos autores da filosofia como Walter Benjamin e Theodor Adorno que tratam da questão da autonomia educativa, como prática libertária condizente com a possibilidade de formação discente dentro do contexto de mídias e instrumentos de comunicação de massa da modernidade. Sobre a prática investigativa, trata-se de um estudo de caso realizado no curso de Filosofia Licenciatura da UEMA. Para realização da investigação empregamos questionários com perguntas fechadas e abertas enquanto instrumentos da pesquisa aplicados aos tutores e alunos do referido curso, e os levantamentos dos dados se deram através de métodos estatísticos para as perguntas fechadas e análise de conteúdo para as perguntas abertas. Conclui-se a importância da prática da tutoria observada pelos tutores e alunos investigados, onde ambos os grupos apontaram para a mediação de conhecimento envolvida na formação da autonomia como realidade concreta e constatada. Portanto, têm-se novas perspectivas de estudo relacionadas à educação e seu papel emancipador.
Externo à Instituição - ADRIANA BARROSO DE AZEVEDO - UMSP
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR