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Banca de DEFESA: MARCOS FERREIRA SILVA

2015-10-26 14:49:34.572

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS FERREIRA SILVA
DATA: 03/11/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aula 2 do PGCult
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM ELEMENTOS DA DISCOGRAFIA EVANGÉLICA
PALAVRAS-CHAVES: Música Evangélica. Arquegenealogia, Discurso. Saber. Poder.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este trabalho apresenta considerações sobre alguns elementos da produção discográfica evangélica, em especial as estratégias discursivas que a permeiam, a partir da perspectiva teórica do filósofo Michel Foucault e de seu método arquegenealógico. Indaga sobre que saberes são produzidos a respeito da música evangélica por meio de que elementos de poder. Considera as transformações teóricas no campo da história, das ciências humanas e sociais, viabilizadoras da concepção dos discos musicais evangélicos enquanto objeto de investigação e fonte histórica eivados de historicidade e discursividade. Analisa as formações discursivas sobre a música evangélica, considerando suas condições de existência, de coexistência e de manutenção em diversas materialidades: LPs de grupos musicais jovens, nas Apresentações e Recomendações de LPs produzidos no interior do pentecostalismo, e uma composição intitulada “Só entra lavado”. Em sua fase arqueológica, Foucault (1969) analisa o discurso a partir do saber. Segundo ele, a prática discursiva é determinada por uma regularidade que permite com que algo apareça como verdadeiro. Em seus estudos sobre a genealogia, Foucault (1999) afirma que há uma interdependência entre discurso e poder, sendo o discurso instrumento e efeito de poder. Nesse sentido, uma análise arquegenealógica permite observar o discurso como espaço onde se alojam saberes e poderes. Ancorado na arquegenealogia, analisa-se, neste trabalho, como o poder penetra na vida cotidiana, promovendo saberes e discursos sobre o que é música evangélica, produzindo uma relação dialógica com os discursos bíblicos sobre o casamento como uma instituição que deve durar para sempre, disciplinando quem “entra no céu”. As materialidades que constituem o corpus desta pesquisa correspondem aos anos 1970 e 1980, delimitação temporal que sinaliza o momento de formação e expansão da Indústria Fonográfica Evangélica Brasileira, além da ascensão de estilos e gêneros musicais que passam a contestar a hinódia oficial do protestantismo histórico brasileiro, período em que a concepção da terminologia Gospel não se fazia usual nas produções fonográficas e muito menos na ordem e formação discursiva desse contexto.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo ao Programa - 1526164 - ILZA DO SOCORRO GALVAO CUTRIM
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

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