Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: MAYARA KARLA DA ANUNCIACÃO SILVA

2015-12-11 17:27:51.644

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA KARLA DA ANUNCIACÃO SILVA
DATA: 14/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: sala de aula 2 do PGCult
TÍTULO: ARTE E CULTURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise das ações culturais e artísticas em Açailândia (MA).
PALAVRAS-CHAVES: Educação Profissional e Tecnológica. Ensino de Arte. Ação cultural. Pesquisa e extensão em artes. Arte na escola.
PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Após a implantação dos Institutos Federais em todo o território nacional, as ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão deram novo sabor à educação profissional e tecnológica brasileira. No Maranhão isso se evidenciou de diversas maneiras, seja através da expansão e interiorização, seja na prestação de serviços educacionais e culturais de qualidade, especialmente na área de conhecimento em arte, que passou a desempenhar um papel proativo, colaboracionista e interdisciplinar junto aos sujeitos, instituições e comunidades. Nesse contexto, a antiga escola profissionalizante abandonou a vocação de formadora de homens-máquinas, para, em seu lugar, abrir possibilidades para a uma educação humanista, na qual os profissionais da arte/educação, apoiados pelos estudantes, professores e demais agentes culturais, vêm dando uma contribuição ímpar e que se tornou visível através de práticas diversificadas. A descrição desse cenário sintetiza os principais resultados conseguidos pela presente pesquisa, que foi desenvolvida entre 2013 e 2015, no Campus Açailândia do IFMA, com os seguintes objetivos: verificar como a prática pedagógica em arte possibilita modificações no contexto escolar da educação integrada, interligando o ensino à pesquisa e extensão; analisar os processos pedagógicos e acontecimentos culturais e artísticos que favorecerem essa dada construção educativa; e finalmente, de que forma a prática educativa em arte colaborou para que ocorresse essa mudança social, educacional e cultural na Educação Básica Integrada, no âmbito daquele município. A proposta teórico-metodológica de natureza interdisciplinar assentou-se nas concepções mais recorrentes da arte/educação, ação cultural e dos estudos culturais, prevendo uma organização mediada pela pesquisa ação e outros procedimentos metodológicos complementares. Verificou-se que nessa caminhada foi de fundamental importância a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte no Campus Açailândia do IFMA, coordenado pela professora e autora da pesquisa, o qual passou a organizar as ações artísticas vinculadas ao ensino, à pesquisa e extensão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407573 - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2310856 - TACITO FREIRE BORRALHO

fim do conteúdo