Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLINE ALVES OLIVEIRA

DISCENTE: WALLINE ALVES OLIVEIRA
DATA: 20/06/2016
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: CIBERCULTURA E MÚSICA: apropriações de mídias digitais e novas dinâmicas de difusão e consumo da cultura em rede
PALAVRAS-CHAVES: Cibercultura. Comunicação. Música. Tecnologia
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: Este estudo objetiva analisar a eficácia das mídias digitais e das novas formas de difusão e consumo cultural em rede, tendo como escopo a apropriação dos espaços comunicacionais por parte de músicos independentes regionais e; refletir sobre os impactos desses recentes, porém transformadores movimentos, frente à nova dinâmica cultural na era digital. Buscamos problematizar as mudanças na cadeia musical vertical consolidada na indústria da música ao longo do século 20, após o nascimento da cibercultura. Em decorrência de uma reestruturação necessária nessa indústria – porém não aceita espontaneamente – foram abertas lacunas onde o artista independente e os fãs passaram a atuar no cerne do processo de transmissão e circulação da cultura. O aporte metodológico principal é feito em uma primeira etapa com pesquisa bibliografia, com atenção particular às análises sobre a Escola de Frankfurt, culturas de massa, Estudos Culturais, Escola Latino-Americana de Comunicação, culturas das mídias, Teorias da Cibercultura e culturas digitais. Esse caminhar é fundamental para compreendermos as transformações socioculturais que emergiram na contemporaneidade. Em um segundo momento, nossa metodologia será a pesquisa netnográfica, tendo como instrumentos entrevistas e observação em sites de redes sociais e sites de carregamento e compartilhamento de vídeos em formato digital; e como amostras, teremos músicos independentes do circuito nordeste do Brasil. Nosso estudo é interdisciplinar e as bases de análises são as ciências da comunicação e os processos comunicacionais mediados por computadores (CMP), pois são parte constituinte e decisiva de novos costumes, formas de sociabilidade e práticas de relacionamentos sociais fundidas no cotidiano diário de bilhões de pessoas.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR