Banca de QUALIFICAÇÃO: MURANNA SILVA LOPES

DISCENTE: MURANNA SILVA LOPES
DATA: 13/06/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: FEMINILIDADES E MASCULINIDADES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE GÊNERO ENTRE JOVENS EM UMA ESCOLA NO LESTE MARANHENSE
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e sexualidade; Escola; Juventude; Performatividade; Corporalidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: No espaço escolar, as práticas corporais e os discursos sobre elas podem (re)produzir estereótipos de feminilidades e masculinidades e dessa forma reiterar um regime de heteronormatividade. Neste regime apenas alguns sujeitos são inteligíveis, a enquanto outros se relega a abjeção. Ao levarmos em conta que os corpos, os gestos, as sexualidades são construídas socioculturalmente, utiliza-se neste trabalho, gênero como categoria de análise destes processos socioculturais que empregam diferenças anátomo-fisiológicas para explicar desigualdades sociais. Faço uso do método etnográfico e de técnicas de observação direta, entrevistas, conversas informais e grupos focais para a aquisição de informações no período de inserção na escola Centro de Ensino Cônego Nestor, que envolveu estudantes das séries do Ensino Médio. A análise é focada na produção do gênero, em olhares pós-estruturalistas que é aqui empregada como perspectiva educacional que questiona binarismos de gênero e sexualidade, tornando-se um campo profícuo para avanços de uma educação não (hetero)sexista.
Externo ao Programa - 1307692 - PAULO FERNANDES KELLER
Interno - 1494522 - REGIA AGOSTINHO DA SILVA