Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDA MARIA MENDES FREIRE

DISCENTE: VANDA MARIA MENDES FREIRE
DATA: 28/06/2017
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE - UFMA: desafios e possibilidades de educação continuada para o longevo - um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Educação Continuada. Longevidade. Gerontologia. Longevo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Sociais
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo investigar a percepção de longevos, sobre os efeitos decorrentes da sua participação no Programa de Educação Continuada da Universidade Integrada da Universidade da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão. O fenômeno do envelhecimento acontece em um contexto em que a redução das taxas de natalidade e fecundidade vem modificando a pirâmide etária da população brasileira. Atualmente a participação do longevo em um novo contexto é uma condição relevante para um bom viver, participando e assumindo funções ativas, além de afrontar os desafios que procuram representar negativamente esse público. No Brasil, atualmente, existem inúmeras instituições de ensino superior que desenvolvem programas de educação continuada, as Universidades Abertas para a Terceira Idade em educação. Configuram-se, por exercerem uma função relevante possibilitando ao longevo vivenciar e acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade contemporânea. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo desenvolvido é o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos da pesquisa, a instrumentalização para a coleta de dados será a entrevista semiestruturada. Participarão da pesquisa, 13 (treze) longevos do Programa de Extensão da Universidade Federal do Maranhão – Universidade Integrada da Terceira Idade - UNIT/UFMA. A pesquisa está fundamentada por meio de Revisão de Literatura sobre considerações do envelhecimento, e as terminologias utilizadas para designar a pessoa que acumula muitos anos de vida ao longo das últimas décadas. Desenvolve-se uma discussão teórica sobre a Educação Continuada e Longevidade, trazendo temáticas relacionadas à Gerontologia, a Educação e as Universidades de Terceira Idade, sua historicidade, relevância na vida do aluno longevo. As considerações finais acerca dos capítulos que fundamentam essa pesquisa possibilitam um debate teórico de conceitos e considerações sobre uma longevidade ativa, positiva com uma maior inclusão desse público na sociedade, favorecendo o longevo pela busca do conhecimento, haja vista a capacidade de aprender acontece ao longo de toda vida.
Presidente - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM