Banca de DEFESA: PERLA MARIA BERWANGER

DISCENTE: PERLA MARIA BERWANGER
DATA: 31/01/2019
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: APRENDER E ENSINAR NA ERA DIGITAL: um estudo sobre Mobile Learning em experiências de avaliação de aprendizagem na Educação Superior
PALAVRAS-CHAVES: Mobile Learning. Smartphone. Aplicativos. Avaliação da aprendizagem. Educação superior
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As tecnologias digitais móveis se integraram rapidamente ao cotidiano de várias sociedades e se tornaram recursos inovadores das práticas sociais em diversas dimensões, como na educação. Esta investigação aborda a presença e o uso de tecnologias digitais móveis em processos de ensino-aprendizagem em um curso de graduação. Como se dá essa presença e como ocorre esse uso, são indagações que nortearam nosso estudo. A pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso do smartphone nos processos de ensino-aprendizagem no curso de Administração da UFMA e como específicos a) analisar motivações dos docentes e discentes em situações de uso e quais suas finalidades, b) verificar se o uso dos aplicativos Kahoot!, GoSoapBox e Edpuzzle traria modificações positivas e/ou negativas durante o processo de ensino aprendizagem, e c) identificar a familiaridade desses sujeitos sobre dispositivos e aplicativos digitais móveis. A pesquisa está inserida na convergência de duas áreas do conhecimento, Administração e Educação, e se desenvolve com um caráter Interdisciplinar. Nos apoiamos nas elaborações teóricas de Siemens (2004, 2006); Prensky (2001, 2003, 2004); Santaella (2010, 2013); Moura (2010); Kenski (2012); Carvalho (2015); Coutinho (2013, 2010); Bottentuit Junior (2017), entre outros. Nossa investigação de natureza exploratória-descritiva adotou abordagem mista – quantitativa e qualitativa. O universo da nossa pesquisa é composto por 61 sujeitos do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão, Campus Baganga, em São Luís. Trabalhamos com uma amostra não probabilística por conveniência. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2018. Utilizamos diário de pesquisa, fichas de observação, questionários fechados de múltipla escolha e questionários mistos. Em nossas experiências com o smartphone utilizamos três aplicativos: Kahoot! GoSoapBox e Edpuzzle. Os resultados indicam que os sujeitos participantes da pesquisa não utilizam smartphone e aplicativos digitais como recurso didático-pedagógico central em sala de aula. Algumas Tecnologias da Informação e Comunicação são acionadas como facilitadoras da gestão das atividades e como apoio secundário em suas práticas didático-pedagógicas rotineiras. Quase a totalidade de discentes não conhecia os aplicativos citados nem suas possibilidades de uso. De dez aplicativos sugeridos, quatro foram utilizados nas disciplinas de Logística e de Teoria Geral da Administração. Sugerimos outras investigações de cunho exploratório e descritivo para aprofundarmos o entendimento sobre o fenômeno. Ademais, sugerimos a ampliação do escopo do campo empírico em investigação futura, a realização de pesquisas que focalizem estudos comparativos entre instituições de ensino superior no estado do Maranhão.
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - UFAL
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR