Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC PEREIRA VIANA

DISCENTE: ISAAC PEREIRA VIANA
DATA: 26/06/2019
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Crianças com TEA. Educação Infantil. Educação Inclusiva.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo objetiva investigar o processo de inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições públicas de Educação Infantil em São Luís/MA. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa em duas instituições pertencentes à rede pública de educação infantil. No total, participaram da pesquisa 20 pessoas, dentre essas, 4 são familiares de crianças com TEA e 16 são profissionais que trabalham com as referidas crianças nas instituições pesquisadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas através de 2 roteiros, um destinado aos familiares e outro aos profissionais. Em relação ao Problema de Pesquisa elencado: “como vem ocorrendo o processo de inclusão de crianças com o TEA nas instituições públicas de Educação Infantil em São Luís/MA?” Levantou-se como hipótese que, apesar de todo o aparato legal que subsidia a inclusão escolar de todas as crianças, ainda existem barreiras, principalmente de caráter atitudinal, que não têm permitido que a inclusão de crianças autistas ocorra, efetivamente, na Educação Infantil em São Luís/MA. Dentre as referidas barreiras, estão: qualificação profissional inadequada, isto é, carência de formações inicial e continuada nos princípios da Educação Inclusiva; desconhecimento e/ou conhecimentos insuficientes, por parte dos profissionais da educação, em relação às necessidades educacionais específicas do alunado da Educação Especial; processo ensino-aprendizagem ainda voltado para práticas de ajuste e correção do indivíduo, baseados, ainda, no Paradigma da Integração. Os impactos esperados com o desenvolvimento deste estudo correspondem a maiores conhecimentos na área pesquisada; visibilidade ao processo de inclusão de crianças com TEA nas instituições de educação infantil; destaque à relevância das formações inicial e continuada nos princípios da educação inclusiva; desconstruções de atitudes sociais desfavoráveis à inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil.
Externo à Instituição - CAMILA MUGNAI VIEIRA - FAMEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR