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Banca de DEFESA: ANDRES ELOY PALENCIA SAMPAYO

2020-01-06 17:28:58.262

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRES ELOY PALENCIA SAMPAYO
DATA: 27/01/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: Os sons da cidade: discurso e representação da cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo
PALAVRAS-CHAVES: Andrés Caicedo, ¡Que viva la música!, Cidade, Discurso, Música, Representação.
PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com o advento da formação das grandes cidades da América Latina, a partir da segunda metade do século XX, a vivência de seus habitantes foi modificada por dinâmicas sociais e culturais diferentes das áreas rurais e cidades pequenas as quais estavam acostumados. A migração de pessoas para a cidade grande gerou uma superpopulação e espaços socioculturais heterogêneos, onde os habitantes têm diferentes modos de viver, representar e identificar-se com o espaço urbano. Na literatura, especificamente na narrativa literária, muitos escritores latino-americanos começaram a refletir essa nova realidade urbana como o caso do escritor colombiano Andrés Caicedo no romance ¡Que viva la música! (1977). Posto isso, esta investigação tem como objetivo analisar a representação da cidade de Cali, Colômbia, no romance de Caicedo, levando em consideração as expressões, sensações e socialização dos personagens em relação a cada um dos espaços da cidade, principalmente, na relação entre “espaço público” e “espaço privado”. Por conseguinte, analisa-se o papel do rock e da salsa no romance, a partir de uma dinâmica de contraposição, como expressões musicais ligadas à vida urbana e que contribuem na construção de identidades culturais vinculadas aos diferentes estratos da cidade (centro e periferia). Ao mesmo tempo, verifica-se como essas duas expressões musicais são utilizadas pelo autor como um instrumento narrativo para discutir questões étnicas (branca-europeia e mestiça-latino-americana), culturais (rock, salsa, indústria da música, cultura de massa), políticas (subalternidade da Colômbia às políticas impostas pelos EUA) e socioeconômicas (a classe rica tradicional que mora no Norte da cidade e os pobres que moram na periferia). Para isso, utiliza-se como referencial teórico as considerações de José Luís Romero (2001) sobre a conformação das grandes cidades da América Latina; Giandomenico Amendola (2000) sobre noções de “cidade pós-moderna”, o “intercâmbio simbólico” e “simulação”; o estudo do espaço público e privado, no contexto do urbano, desenvolvido por Manuel Delgado (2007); o da “cartografia simbólica” ou “território diferencial”, de Armando Silva (1998); a geografia humanista cultural, sobretudo, as noções de “espaço” e “lugar”, de Yi-Fu Tuan (2012); as propostas teóricas de Michel de Certeau (2000) acerca da “cidade como texto” e “o fazer” a partir das ações cotidianas; Stuart Hall (2006) a respeito das identidades culturais no contexto da globalização e a pós modernidade, entre outros. Por fim, esta pesquisa alicerça-se em uma metodologia de cunho bibliográfico e a análise do romance é feita através do método hermenêutico interpretativo aplicado ao texto literário.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CINTIA CAMARGO VIANNA - UFU
Presidente - 2243382 - CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI
Interno - 407290 - MARCIA MANIR MIGUEL FEITOSA
Co-orientador - 1564357 - RICIERI CARLINI ZORZAL

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