Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: EDLEUZA NERE BRITO DE SOUZA

2020-07-06 16:24:02.032

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDLEUZA NERE BRITO DE SOUZA
DATA: 17/07/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INTERAÇÕES ENTRE CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: uma investigação sobre TDIC na formação de professores no ensino superior de Licenciatura do IFMA
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação. Dispositivos digitais. Processo ensino-aprendizagem. Ensino superior e tecnológico.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A formação de professores pode ser analisada de diferentes perspectivas e em várias vertentes. Nesta pesquisa, discutem-se questões relacionadas à formação de professores para o uso de dispositivos digitais na formação inicial. Teve-se como objetivo geral da pesquisa investigar a concepção que os professores de Licenciatura têm sobre sua atuação na formação de professores para o uso de dispositivos digitais, e de que forma esses dispositivos contribuem no processo ensino-aprendizagem de profissionais que atuarão numa sociedade imersa em cultura digital. Objetivou ainda, analisar o lugar das TDIC no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura do IFMA campus Maracanã; observar na sala de aula quais os dispositivos digitais que os professores formadores conhecem e utilizam na formação de professores; questionar qual a concepção que os professores formadores têm de sua atuação na formação de futuros professores na sociedade digital. Concernente à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de caso de abordagem exploratória, alocada no curso de Licenciatura do IFMA em Ciências Agrárias do campus Maracanã. As fases da pesquisa contemplaram estudo documental, aplicação de questionário e observação participante, para a análise e discussão dos dados. Os resultados da pesquisa apontam que os professores não tem formação para explorar as potencialidades pedagógicas das TDIC nos processos formativos de docentes. Porém, três professores participaram de cursos ofertados pela instituição para uso de lousa digital e AVA para educação em EaD. Todos os professores possuem conhecimentos tecnológicos para o cotidiano social e percebem a importância das TDIC nos processos formativos da profissão docente, também, demonstraram interesse em obter formação continuada para uso dessas tecnologias digitais na educação. Entende-se que estes resultados dão relevo à importância do debate sobre a integração de TDIC nas práticas pedagógicas de formação profissional de professores que atuarão no século XXI.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES - Tiradentes
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA

fim do conteúdo