Banca de DEFESA: CEDRIC TEMPEL NAKASU

DISCENTE: CEDRIC TEMPEL NAKASU
DATA: 31/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS BACANGA
PALAVRAS-CHAVES: Atenção à saúde, Assistência Estudantil, PNAES, UFMA
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente estudo tem como foco de trabalho a investigação das práticas de assistência estudantil na área de atenção à saúde na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacanga. Foi utilizado o método indutivo de pesquisa, de natureza mista, com preponderância de análise qualitativa, com enfoque nas políticas públicas brasileiras que se referem à assistência estudantil nos Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes), em especial àquelas direcionadas à atenção à saúde desde seu surgimento até a criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e das práticas e ações destas na UFMA, objetivando compreender como são executadas tais práticas e verificar a percepção destas ações por parte dos discentes da instituição. A coleta de dados se deu por pesquisa bibliográfica e documental constantes nas Constituições Federais do Brasil, que tratam das diretrizes e do processo histórico da implementação de uma política de assistência estudantil no país e também documentos e relatórios oficiais da UFMA relacionados com a temática, para fins de análise destas políticas e suas ações em nível local, utilizando o software IRAMUTEQ, além da técnica de inquérito do tipo questionário online através da plataforma Google Forms. Buscou-se contribuir com o conhecimento científico que compreende a temática de práticas de atenção à saúde de estudantes de graduação nos Ifes, em especial na UFMA – Campus Bacanga, destacando-se políticas institucionais, desafios, conquistas e possibilidades de práticas futuras, fomentando pesquisadores, comunidade e alunos por melhores condições de acesso a políticas de saúde que possibilitem a construção de um modelo preventivo-educacional que favoreça a autonomia dos sujeitos envolvidos e da sociedade em geral. Os resultados mostram a necessidade de ainda se fomentar a discussão acerca das políticas públicas direcionadas à assistência estudantil em nível nacional, em especial à atenção à saúde, podendo as práticas executadas atualmente na UFMA, nesse sentido, servir de modelo para o PNAES.
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO
Externo à Instituição - LEONARDO SILVA SOARES - IFMA