Planejamento Estratégico correspondente ao quadriênio (2025-2028)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Período 2025-2028
A COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (PGCULT) APRESENTA ABAIXO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PERÍODO DE 2025-2028.
MISSÃO
Em sintonia com a missão da Universidade Federal do Maranhão, tal qual está expressa na página cento e quarenta (140) de seu PDI 2022-2026, a missão do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PGCULT - consiste em ser um programa de excelência na área de Avaliação da Capes para formação de recursos humanos a partir de pesquisas interdisciplinares em Cultura e Sociedade, visando promover o desenvolvimento intelectual, humano e sociocultural, bem como a melhoria da qualidade de vida do ser humano em geral e, especificamente, a qualificação de profissionais e estudantes egressos das mais distintas áreas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas para atuarem na docência e na pesquisa da educação básica, no ensino superior e na gestão de políticas públicas que priorizem temas e objetos de estudo locais e regionais. Todavia, sem deixar de tratar também de temas e objetos nacionais e internacionais que possuam algum tipo de ressonância (acadêmica, científica, cultural, artística ou econômica) sobre a realidade do estado do Maranhão.
VALORES
Inserção Social. Interdisciplinaridade. Integração. Produção Qualificada. Valorização Pessoal. Construção Participativa. Credibilidade. Responsabilidade. Cooperação. Ética. Competência. Visibilidade. Internacionalização. Respeito às diferenças.
DESAFIOS ESTRATÉGICOS
- Consolidação do PGCULT: melhorar o conceito de avaliação do Programa junto à CAPES.
- Proposta do programa: ser reconhecido no cenário nacional como um programa de qualidade na área Interdisciplinar, com vocação e identidade voltadas para Cultura e Sociedade.
- Formação de Redes de Pesquisa: estabelecer novas redes colaborativas para ampliar a visibilidade e amplitudes das pesquisas dentro das linhas de pesquisa do programa.
- Aumento da mobilidade acadêmica: Fomentar a cooperação nacional através de projetos estratégicos que envolvam a mobilização acadêmica de docentes e discentes do programa.
- Internacionalização do PGCULT: manter as publicações em revistas internacionais, consolidar a presença de docentes nas sociedades de pesquisa, construir convênios com instituições internacionais para construção de redes de pesquisas e intercâmbios de professores e alunos.
- Inserção Social: fomentar a inserção social com ações, pesquisas, divulgação científica e formação de recursos humanos para escolas da educação básica, técnica, superior e na gestão de políticas públicas.
METAS ESTRATÉGICAS
- Melhorar e qualificar a produção docente, com esforços efetivos, para estratos superiores do Qualis/CAPES no escopo da Área de Interdisciplinar;
- Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente e discente com as linhas de pesquisa do Programa;
- Aumentar o número de projetos de pesquisas financiados por agências de fomento nacional e estadual;
- Aumento da mobilidade acadêmica através de Projetos estratégicos de Cooperação Nacional, ampliando o impacto regional;
- Estimular o estágio pós-doutoral do corpo docente em instituições internacionais.;
- Realizar parcerias internacionais por meio de acordos institucionais estabelecidos através de projetos financiados por agência de fomento nacional ou internacional envolvendo os docentes do PGCULT e pesquisadores de instituições internacionais de ensino ou pesquisa;
- Buscar a inserção do PGCULT em ações voltadas para a educação básica e na gestão de políticas culturais através de projetos de extensão e formação de recursos humanos qualificado para atuar no setor.
PLANO DE AÇÃO DETALHADO
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PROGRAMA |
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Metas Estratégicas |
Ações |
Indicadores |
Resultados esperados |
Responsáveis |
2025 |
2026 |
2027 |
2028 |
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Alinhar perfil do corpo docente com a proposta, a vocação e ao objetivo geral do PGCULT, visando alavancar o desenvolvimento da produção acadêmica com base nesse alinhamento. |
Definição e avaliação contínua dos critérios técnicos de entrada, permanência e desligamento do corpo docente do PGCULT através de editais de credenciamento/recredenciamento. |
Quantidade de docentes permanentes após avaliação credenciamento e recredenciamento/ Quantidade de docentes permanentes antes da avaliação de credenciamento e recredenciamento. |
Corpo docente atualizado, garantindo a proporção de docentes envolvidos em projetos de pesquisa com foco na produção acadêmica e atividades de formação de recursos humanos, na área Interdisciplinar. |
Coordenação; Colegiado; Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento da qualidade de dados.
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Ações a serem realizadas: Apresentação dos resultados parciais das Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento de Qualidade de Dados para o colegiado, relativos à produção acadêmica e elaboração de projetos de pesquisa em sintonia com a proposta do programa.
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Ações a serem realizadas: Apresentação dos resultados parciais das Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento de Qualidade de Dados para o colegiado, relativos à produção acadêmica e elaboração de projetos de pesquisa em sintonia com a proposta do programa.
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Ações a serem realizadas: Apresentação dos resultados parciais das Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento de Qualidade de Dados para o colegiado, relativos à produção acadêmica e elaboração de projetos de pesquisa em sintonia com a proposta do programa.
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Ações a serem realizadas: Apresentação dos resultados parciais das Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento de Qualidade de Dados para o colegiado, relativos à produção acadêmica e elaboração de projetos de pesquisa em sintonia com a proposta do programa.
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Aumentar o número de professores permanentes com estágio pós-doutoral |
Estimular o estágio pós-doutoral do corpo docente em instituições nacionais e internacionais. |
Quantidade de docentes com estágio pós-doutoral/ quantidade de docentes |
Aumento do quantitativo do corpo docente permanente com pós-doutorado no final do quadriênio |
Coordenação; Colegiado; Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento da Qualidade de Dados.
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Ações a serem realizadas: - Celebração de Convênios com Instituições Nacionais e Estrangeiras. - Liberação de professores do programa para cursar o estágio pós-doutoral. |
Ações a serem realizadas: - Celebração de Convênios com Instituições Nacionais e Estrangeiras. - Liberação de professores do programa para cursar o estágio pós-doutoral. |
Ações a serem realizadas: - Celebração de Convênios com Instituições Nacionais e Estrangeiras. - Liberação de professores do programa para cursar o estágio pós-doutoral. |
Ações a serem realizadas: - Celebração de Convênios com Instituições Nacionais e Estrangeiras. - Liberação de professores do programa para cursar o estágio pós-doutoral. |
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Alinhar as principais produções intelectuais do corpo docente com as linhas do Programa |
Incentivar o alinhamento das pesquisas à linha de pesquisa do PGCULT na qual está inserido, bem como com seus projetos de pesquisas. |
Quantidade de artigos publicados e alinhados a linha de pesquisa e projeto de pesquisa / quantidade de professores |
Artigos publicados e alinhados a linha de pesquisa e projeto de pesquisa de professores |
Coordenação; Colegiado; Comissões de Autoavaliação e de Acompanhamento da Qualidade de Dados;
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Ações a serem realizadas: - Levantamento dos dados referentes à produção docente pela Comissão de Acompanhamento de Qualidade de dados e consequente produção de relatório parcial para o colegiado e para a coordenação, visando promover o alinhamento docente com a proposta, com a vocação e com o objetivo geral do PGCULT. |
Ações a serem realizadas: - Levantamento dos dados referentes à produção docente pela Comissão de Acompanhamento de Qualidade de dados e consequente produção de relatório parcial para o colegiado e para a coordenação, visando promover o alinhamento docente com a proposta, com a vocação e com o objetivo geral do PGCult. |
Ações a serem realizadas: - Levantamento dos dados referentes à produção docente pela Comissão de Acompanhamento de Qualidade de dados e consequente produção de relatório parcial para o colegiado e para a coordenação, visando promover o alinhamento docente com a proposta, com a vocação e com o objetivo geral do PGCult. |
Ações a serem realizadas: - Levantamento dos dados referentes à produção docente pela Comissão de Acompanhamento de Qualidade de dados e consequente produção de relatório parcial para o colegiado e para a coordenação, visando promover o alinhamento docente com a proposta, com a vocação e com o objetivo geral do PGCult. |
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Estimular a submissão de projetos de pesquisa em agências de fomento nacional e/ou estadual por docentes permanentes |
Todos os docentes devem possuir projetos financiados por agência de fomento nacional e/ou estadual. |
Quantidade de projetos financiados / número de docentes permanentes |
80% do corpo docente apresentar no mínimo, 1 projeto financiado em agências de fomento |
Coordenação; Colegiado; Comissão de Acompanhamento de Qualidade de Dados
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Ações a serem realizadas: A Comissão de Acompanhamento de Qualidade de Dados irá acompanhar não apenas o quantitativo de projetos submetidos pelo Programa, mas também irá acompanhar a precisão do alinhamento dos projetos em relação às linhas do Programa, antes da submissão dos mesmos. |
Ações a serem realizadas: A Comissão de Acompanhamento de Qualidade de Dados irá acompanhar não apenas o quantitativo de projetos submetidos pelo Programa, mas também irá acompanhar a precisão do alinhamento dos projetos em relação às linhas do Programa, antes da submissão dos mesmos. |
Ações a serem realizadas: A Comissão de Acompanhamento de Qualidade de Dados irá acompanhar não apenas não o quantitativo de projetos submetidos pelo Programa, mas também irá acompanhar a precisão do alinhamento dos projetos em relação às linhas do Programa, antes da submissão dos mesmos. |
Ações a serem realizadas: A Comissão de Acompanhamento de Qualidade de Dados irá acompanhar não apenas o quantitativo de projetos submetidos pelo Programa, mas também irá acompanhar a precisão do alinhamento dos projetos em relação às linhas do Programa, antes da submissão dos mesmos. |
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Consolidar e aprimorar prática de autoavaliação e planejamento estratégico |
Fortalecer o trabalho das comissões internas do programa, em especial a Comissão Autoavalaição. |
Metas alcançadas/ metas idealizadas no início do quadriênio. |
Realização de ciclo anuais de autoavaliação e planejamento, possibilitando a normalização e consolidação de planejamentos a longo prazo. |
Coordenação; Colegiado; Comissão de Autoavalaição. |
Ações realizadas a serem realizadas: verificação, tabulação e interpretação dos relatórios parciais produzidos por outras comissões. |
Ações realizadas a serem realizadas: verificação, tabulação e interpretação dos relatórios parciais produzidos por outras comissões. |
Ações realizadas a serem realizadas: verificação, tabulação e interpretação dos relatórios parciais produzidos por outras comissões. |
Ações realizadas a serem realizadas: verificação, tabulação e interpretação dos relatórios parciais produzidos por outras comissões. |
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FORMAÇÃO |
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Metas Estratégicas |
Ações |
Indicadores |
Resultados esperados |
Responsáveis |
2025 |
2026 |
2027 |
2028 |
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Ampliar e qualificar a produção docente no quadriênio 2021-2024, com vistas a estratos superiores do Qualis/Capes – área Interdisciplinar |
Produção de planilhas anuais com as informações individuais da produção de cada docente, visando acompanhar e auxiliar os docentes na sua produção acadêmica; discussão e acompanhamento da evolução dos indicadores da CAPES, tendo como referência o relatório anterior e as ações adotadas com sucesso por outros programas. |
Quantidade de artigos publicados / quantidade de artigo publicado por cada professor permanente e/ou colaborador. |
Melhora significativa da produção docente qualificada com vistas a estratos superiores do Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1) |
Coordenação; Comissão de acompanhamento de qualidade de dados.
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Ações a serem realizadas: Levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: Levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: Levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: Levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
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Aumentar a produção intelectual docente com participação discente e egressos, com vistas a estratos superiores do Qualis/Capes – área Interdisciplinar |
Estimular publicações com a participação discente/ou egressos autores na produção bibliográfica (artigos, capítulos de livros, etc.); divulgar os critérios de avaliação da CAPES, que valorizam publicações com discentes e egressos; acompanhamento das produções. |
Quantidade de artigos publicados / quantidade de artigo publicado por cada professor permanente e/ou colaborador com participação discente e/ ou egresso. |
Aumento significativo da produção docente qualificada com participação discente sob sua orientação ou egresso. |
Coordenação; Docentes; Comissão de Acompanhamento da Qualidade de Dados.
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Ações a serem realizadas: levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
Ações a serem realizadas: levantamento e apresentação de relatório contendo os periódicos portadores de estratos superiores Qualis/Capes – área Interdisciplinar (Qualis A1, A2 e B1), bem como sistematização de editais em agências de fomento estaduais e nacionais que possibilitam a captação de recursos para fins de tradução e publicação. |
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Realizar acompanhamento de egressos periodicamente, avaliando possibilidades de melhoria |
Implantação de formulários de pesquisa para o levantamento da situação de egressos e análise de dados levantados. |
Análise de formulários de acompanhamento respondido por egressos ao final de cada ano. |
Consolidação e aprimoramento da prática de acompanhamento de egressos. |
Coordenação; Secretaria; Comissão de Acompanhamento de Egressos.
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Ações a serem realizadas: apresentação do relatório da Comissão de acompanhamento de egressos, detalhando suas ações, dentre elas a construção, envio e retorno do formulário para os egressos, verificação de redes sociais e convite para os egressos nas ações e eventos do Programa participa em das atividades do programa. |
Ações a serem realizadas: apresentação do relatório da Comissão de acompanhamento de egressos, detalhando suas ações, dentre elas a construção, envio e retorno do formulário para os egressos, verificação de redes sociais e convite para os egressos contribuírem nas ações e eventos do Programa. |
Ações a serem realizadas: apresentação do relatório da Comissão de acompanhamento de egressos, detalhando suas ações, dentre elas a construção, envio e retorno do formulário para os egressos, verificação de redes sociais e convite para os egressos nas ações e eventos do Programa |
Ações a serem realizadas: apresentação do relatório da Comissão de acompanhamento de egressos, detalhando suas ações, dentre elas a construção, envio e retorno do formulário para os egressos, verificação de redes sociais e convite para os egressos nas ações e eventos do Programa. |
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IMPACTO NA SOCIEDADE |
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Metas Estratégicas |
Ações |
Indicadores |
Resultados esperados |
Responsáveis |
2025 |
2026 |
2027 |
2028 |
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Aumentar a inserção social do PGCULT para o estado do Maranhão;
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Executar projetos para a educação pública básica envolvendo docentes e discentes , principalmente envolvente as comunidade estabelecidas no entorno dos distintos campi da Universidade Federal do Maranhão. |
Quantidade de projetos para educação básica/ Quantidade de docentes, discentes, ex-alunos, membros da comunidade e professores da educação básica envolvidos no projeto. |
Pelo menos um projeto com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. |
Comissão de Inovação, impacto econômico e social e visibilidade. |
Ações a serem realizadas: Elaboração de projeto de pesquisa, sob a curadoria da Comissão de Inovação, impacto econômico e social e visibilidade, com o objetivo de atender uma demanda construída com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. juntamente com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. |
Ações a serem realizadas: Elaboração de projeto de pesquisa, sob a curadoria da Comissão de Inovação, impacto econômico e social e visibilidade, com o objetivo de atender uma demanda construída com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. juntamente com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. |
Ações a serem realizadas: Elaboração de projeto de pesquisa, sob a curadoria da Comissão de Inovação, impacto econômico e social e visibilidade, com o objetivo de atender uma demanda construída com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. juntamente com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. |
Ações a serem realizadas: Elaboração de projeto de pesquisa, sob a curadoria da Comissão de Inovação, impacto econômico e social e visibilidade, com o objetivo de atender uma demanda construída com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. juntamente com membros da comunidade, professores da educação básica estudantes do ensino médio de escola pública. |
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Maximizar os recursos do PGCULT para a realização de eventos de divulgação científica, observadas as limitações orçamentárias institucionais |
Realização de Workshops e curso de difusão científica e cultural, envolvendo alunos de graduação e pós graduação, professores, pós- doutorandos e profissionais da área. |
Realizar, pelo menos, 2 (dois) eventos ao final do quadriênio |
Coordenação; Secretaria; Colegiado; Comissão de Inovação, impacto econômico-social e visibilidade.
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Ações a serem realizadas: organização e realização de eventos periódicos (Semana Acadêmica) e de eventos temáticos. Ademais, divulgação desses eventos divulgação nos meios de comunicação, nas redes sociais do Programa e da Universidade, bem como a transmissão desses eventos pelo canal do PGCULT no Youtube. |
Ações a serem realizadas: organização e realização de eventos periódicos (Semana Acadêmica) e de eventos temáticos. Ademais, divulgação desses eventos nos meios de comunicação, nas redes sociais do Programa e da Universidade, bem como a transmissão desses eventos pelo canal do PGCULT no Youtube. |
Ações a serem realizadas: organização e realização de eventos periódicos (Semana Acadêmica) e de eventos temáticos. Ademais, divulgação desses eventos nos meios de comunicação, nas redes sociais do Programa e da Universidade, bem como a transmissão desses eventos pelo canal do PGCULT no Youtube. |
Ações a serem realizadas: organização e realização de eventos periódicos (Semana Acadêmica) e de eventos temáticos. Ademais, divulgação desses eventos nos meios de comunicação, nas redes sociais do Programa e da Universidade, bem como a transmissão desses eventos pelo canal do PGCULT no Youtube. |
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Formar professores qualificados para educação básica, técnica ou superior do estado do Maranhão |
Quantidade de professores formados pelo PGCULT/ Quantidade titulados do PGCULT no quadriênio |
Inserção de pelo menos 50% do dos titulados no quadriênio em instituições de educação básica, técnica ou superior no final do quadriênio. |
Coordenação; Secretaria; Colegiado; Comissão de Inovação, impacto econômico-social e visibilidade; Comissão de Acompanhamento de Egressos.
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Ações a serem realizadas: levantamento dos egressos que conseguiram inserção em instituições de educação básica, técnica ou superior, eventual produção e apresentação do relatório com essas informações.
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Ações a serem realizadas: levantamento dos egressos que conseguiram inserção em instituições de educação básica, técnica ou superior, eventual produção e apresentação do relatório com essas informações.
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Ações a serem realizadas: levantamento dos egressos que conseguiram inserção em instituições de educação básica, técnica ou superior, eventual produção e apresentação do relatório com essas informações.
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Ações a serem realizadas: levantamento dos egressos que conseguiram inserção em instituições de educação básica, técnica ou superior, eventual produção e apresentação do relatório com essas informações.
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Internacionalização do Programa, com a realização de parcerias e acordos com universidades ou instituição de pesquisa internacionais; |
Estimular a cooperação dos docentes do PGCULT com pesquisadores vinculados a institutos de pesquisa ou universidades internacionais |
Quantidade de artigos publicados em co-autoria com docentes estrangeiros / Quantidade de artigos publicados pelos docentes permanentes. |
Pelo menos, 30% do corpo docente permanente com publicação internacional em cooperação com grupos de pesquisa internacionais. |
Coordenação; Secretaria; Comissão de Internacionalização.
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Ações a serem realizadas: Levantamento por parte da Comissão de Internacionalização e eventual produção de relatório acerca dos artigos produzidos e das parcerias firmadas. |
Ações a serem realizadas: Levantamento por parte da Comissão de Internacionalização e eventual produção de relatório acerca dos artigos produzidos e das parcerias firmadas. |
Ações a serem realizadas: Levantamento por parte da Comissão de Internacionalização e eventual produção de relatório acerca dos artigos produzidos e das parcerias firmadas. |
Ações a serem realizadas: Levantamento por parte da Comissão de Internacionalização e eventual produção de relatório acerca dos artigos produzidos e das parcerias firmadas. |
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Intercâmbio de alunos e/ou professores com universidades ou instituição de pesquisa internacionais ; participação de discentes em editais de seleção para estágio no exterior; discussão da importância deste quesito na avaliação da Capes |
Aumento de alunos e/ou professores participantes de intercâmbio internacional de curta duração |
Encaminhar, pelo menos 02 docentes e/ou discentes de mestrado no quadriênio. |
Coordenação; Colegiado. Comissão de internacionalização. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
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Receber a visita de pelo menos 02 docentes e/ou discentes estrangeiro no quadriênio. |
Coordenação; Colegiado. Coordenadores de Projetos de Pesquisa; Comissão de Internacionalização. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos intercâmbios realizados. |
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Acordos formais de parcerias internacionais
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Aumento de acordos firmados com instituições internacionais |
Efetivação de pelo menos 1 (um) acordo internacional no quadriênio |
Coordenação; Colegiado. Coordenadores de Projetos; Comissão de Internacionalização.
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Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos acordos firmados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos acordos firmados. |
Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos acordos firmados.
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Ações a serem realizadas: levantamento e produção de relatório, por parte da Comissão de Internacionalização, referente aos acordos firmados. |
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- As forças e fragilidades internas do PGCULT:
Em relação às forças internas do programa, a Comissão de Autoavaliação do PGCULT, com base nas metas estratégicas estabelecidas no Planejamento Estratégico 2021-2024, no documento da área interdisciplinar (45), na observação realizada a respeito das atividades do Programa e com base no último relatório quadrienal da CAPES, publicado na Plataforma Sucupira em 02/09/2022, identificou as seguintes forças: foram alcançadas seis (06) das sete (07) metas estratégicas estipuladas, dentre as quais a maioria quantitativa dos projetos em vigor no Programa são coletivos e envolvem professores das duas Linhas de Pesquisa, pós-graduandos, egressos e pesquisadores de outras IES; há uma adequação às demandas de mercado através do acesso à pesquisa ao seu entorno, visando permitir aos egressos problematizar a situação cultural e social constitutivas da região; há equilíbrio na estrutura curricular e na distribuição quantitativa e qualitativa do corpo docente nas duas Linhas de Pesquisa do Programa, sendo que a maior parte do corpo docente é constituído por professores permanentes; a infraestrutura é capaz de propiciar um ambiente favorável para o ensino, para a pesquisa e para orientação; as dissertações defendidas são pertinentes aos objetivos do Programa, à Área de Concentração, às Linhas de Pesquisa e às demandas da Área Interdisciplinar; todas as bancas de avaliação das dissertações são compostas por um professor externo à UFMA; todas as produções técnicas e bibliográficas foram construídas em coautoria entre docentes, pós-graduandos, egressos e pesquisadores de outras IES, totalizando em termos de periódicos cento e trinta e sete (137) artigos publicados apenas no estrato “A” na área interdisciplinar durante o quadriênio; todos os docentes permanentes do Programa oferecem bolsa de iniciação científica para o PIBIC; os docentes permanentes são eficazes captadores de recursos seja para projetos de pesquisa (16 projetos), bolsa produtividade (08 bolsistas produtividade durante o quadriênio, entre FAP local e CNPQ) e realização de eventos (06 eventos com fomento, entre FAP local e PAEP/CAPES); há uma bem sucedida nacionalização do Programa em função de seus projetos integradores agregarem professores de outros estados e de outros Programas Interdisciplinares, ademais essa nacionalização também é marcada pelas publicações conjuntas e presença nas bancas avaliadoras desses professores de outras regiões do país; o site do Programa pode ser acessado em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano) e está permanentemente atualizado (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH); o PGCULT possui um instagram com quase cinco mil seguidores, diariamente atualizado, visando otimizar a comunicação com a comunidade acadêmica e com a sociedade (PGCult (@pgcult1956) • Fotos e vídeos do Instagram); o PGCULT também possui um canal no YOUTUBE com mais de 1.500 inscritos mais de 120 vídeos e com material de ensino, pesquisa e orientação disponível decorrente de eventos, cursos e demais atividades realizadas ((2183) PGCult UFMA - YouTube). Existem Comissão de Autoavaliação do PGCULT entende que ela foi devidamente alcançada, pois existem várias ações de impacto social, dentre as quais destacamos dois importantes projetos de extensão com fomento que estão sendo executados pelos docentes, pós-graduandos e egressos do Programa. dois promissores projetos, que também se configuram como oportunidades, voltados para o impacto social: 1 - UNA-SE: Cultura, Educação Ambiental e Patrimonial- Polo Coroadinho e no entorno do Parque Estadual do Bacanga (projeto entre PGCULT, PRODEMA, PROGCIN, PPGAC) decorrente do EDITAL Nº 01/2024 AGEUFMA-PROEC / UFMA APOIO A AÇÕES DE EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADAS AO PROEXTPG (CAPES) no valor total de 40.000 reais (EDITAL Nº 01/2024 AGEUFMA-PROEC / UFMA - Apoio a ações de extensão na pós-graduação vinculadas ao PROEXT-PG (CAPES) — AGEUFMA Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização); 2 - ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS: AVALIANDO OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO, financiado pela FAPEMA Nº 02/2024 - APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO (AEXT) APOIO A PROJETOS DE EXTENSÃO EM INTERFACE COM A PESQUISA no valor de 35.000 reais (RESULTADO-FINAL-DA-ANALISE-DE-CANDIDATURA-ED-02.2024-AEXT.pdf) Ademais, ainda à guisa do impacto social, foram realizadas importantes oficinas no contexto do PDPG Amazônia Legal que contaram com a participação de egressos, pós-graduandos e membros da comunidade. Com relação às fragilidades internas do Programa, a Comissão de Autoavaliação do PGCULT, com base nas metas estratégicas estabelecidas no Planejamento Estratégico 2021-2024, na observação realizada a respeito das atividades do Programa e com base no último relatório quadrienal da CAPES, publicado na Plataforma Sucupira em 02/09/2022, elencou o seguinte: uma meta (01) não foi alcançada, pois embora dois professores visitantes estrangeiros tenham contribuído com o PGCULT, em momentos distintos, nunca simultaneamente, ministrando aulas em seu respectivos idiomas, coorientando, publicando com docentes e pós-graduandos e participando de projetos de pesquisa, o programa necessita sofisticar e aprimorar a presença de seus docentes permanentes em redes de pesquisa internacionais. Ainda que tenha ocorrido a importante adesão ao Programa Abdias Nascimento por parte do PGCULT juntamente com a USFCar e a UFPA (SEI_CAPES - 2331946 - Edital – proponente professora Wilma de Nazaré Coelho da Universidade Federal do Pará), visto que é uma necessária, eficaz e bem-vinda ferramenta que propicia o intercâmbio dos alunos, mas não dos professores, portanto requer também estimular o estágio pós-doutoral do corpo docente em instituições nacionais e internacionais, mas há de ressaltar que foi um avanço a conquista do referido edital .
- O apoio institucional para o cumprimento de metas:
Com relação ao apoio institucional para o cumprimento das metas, é importante nos reportarmos ao atual PDI da UFMA (2022-2026), visto que é o documento prioritário que define a contribuição institucional para o cumprimento das metas do PGCULT. Sendo assim, a visão da Universidade Federal do Maranhão expressa nas linhas do já mencionado PDI 2022-2026, cujo foco consiste na sua consolidação como uma universidade de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, comprometida com o desenvolvimento humano e com a inclusão social (página 140 do PDI 2022-2026) está em sintonia com os objetivos do PGCULT. Como decorrência disso, o já referido PDI 2022-2026 (página 105) propõe como objetivo principal da Pós-Graduação Stricto Sensu na UFMA a formação de recursos humanos, com amplo domínio de seu campo de saber para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de outras atividades profissionais em todas as áreas do conhecimento, observando os aspectos éticos e a função social inerentes a tais atividades. Ademais, é importante ressaltar que no PDI 2022-2026 e no processo de avaliação institucional da Comissão Própria de Avaliação da Instituição de Ensino Superior da UFMA, do ponto de vista de objetivos e ações para o futuro, o referido documento (páginas 157-158) estabeleceu um conjunto composto por 11 metas para a pós-graduação, dentre as quais destacamos 4 metas que concernem à pós-graduação stricto sensu que concernem também ao PGCULT. São as seguintes: 1- Aumentar a disponibilidade de bolsas de Mestrado e Doutorado; 2- Aumentar o número e a qualidade de cursos de Mestrado e Doutorado e o número de mestres e doutores formados; 3- Implementar a política de melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação como ação do PROQUALI; 4- Efetivar o PROQUALI (Programa de Qualidade da Pós-Graduação) e reduzir perda de qualidade da PG, Pesquisa e Internacionalização na UFMA. Com isso, a UFMA prevê, em seu atual PDI, um conjunto de ações estratégicas para minimizar riscos identificados por parte de seu diagnóstico, das quais destacamos aquelas que possuem potencial de impacto mais imediato sobre o PGCULT: a) evitar limitações de restrições orçamentárias; b) no que se refere aos fatores de recursos humanos, os riscos podem ser evitados com o fortalecimento e engajamento dos servidores no âmbito das atividades desenvolvidas para evitar falta de compromisso e ou baixa produtividade, bem como o aumento da gestão participativa com os técnicos-administrativos e demais segmentos, a qual já está prevista na proposta de autoavaliação do PGCult; c) observância para minimizar riscos que comprometam os trabalhos desenvolvidos, valorizando um olhar voltado para o planejamento estratégico, indicadores de metas, objetivos e demais indicativos de índices a serem alcançados, com seus devidos monitoramentos com relatórios com exequibilidade dos projetos propostos; d) diálogo com a comunidade acadêmica visando fortalecer toda a Universidade, haja vista que os riscos são minorados quando todos atuam em um objetivo comum ante aos direcionamentos políticos no país. Em se tratando da avaliação institucional na pós-graduação stricto sensu, destacamos o papel da Diretoria de Pós-Graduação (DPG/AGEUFMA), cujas funções são: elaborar a política da pós-graduação na UFMA e coordenar, supervisionar e dirigir a execução das atividades acadêmicas e administrativas da Pós-Graduação, páginas 105 e 123 do PDI 2022 2026. Sua atuação é apoiada pela Divisão de Cursos Stricto Sensu (DCSS) e pela Divisão de Cursos Lato Sensu (DCLS) que, respectivamente, acompanham os programas de pós-graduação stricto sensu e os cursos lato sensu da UFMA. Em harmonia direta com a AGEUFMA e com a DPG, existe a Comissão de Acompanhamento da Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (CAPGI) da Universidade Federal do Maranhão, composta por 24 membros e presidida pelo Pró-reitor da AGEUFMA, página 105 do PDI 2022– 2026. O PGCult possui um assento nessa comissão, cujos objetivos consistem em avaliar e acompanhar a construção e a tramitação das propostas de novos cursos de doutorado e de mestrado, bem como contribuir para o desenvolvimento da internacionalização na instituição, respeitando os limites do PDI em vigor. Cabe ressaltar ainda que, de um ponto de vista do apoio institucional, por ocasião da submissão de sua Proposta de Doutorado, o PGCULT contou com a manifestação documental de apoio da Direção do Centro de Ciências Humanas – CCH (unidade na qual o Programa está localizado) nos termos do Despacho nº 0387635/2022/FUMA/OEA/CCH/UFMA, contido no Processo nº 23115.025217/2022-54; frisamos também o Ofício nº 571/2022/GR do Gabinete da Reitoria da UFMA que no uso de suas atribuições legais e estatutárias, se comprometeu em fornecer apoio institucional, fomentar bolsas, ampliar a infraestrutura física, adquirir equipamentos e custear atividades de pesquisa, no âmbito do funcionamento do ponto focal do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult); destacamos também a Declaração nº 0406908/2022/FUMA/OEG/AGEUFMA/UFMA contida no Processo nº 23115.025304/2022-10 (SEI), que trata suporte da Universidade, especificamente por parte da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização – AGEUFMA, para a viabilização da infraestrutura física, tecnológica e de pessoal necessárias à operacionalização prática do curso e à boa condução do Programa (DOC 20).
- A política de cotas e ações afirmativas:
A Universidade Federal do Maranhão-UFMA, atualmente, possui uma Resolução que regulamenta as ações afirmativa na pós-graduação. Trata-se da RESOLUÇÃO Nº 3.058-CONSEPE, 27 de junho de 2023, que institui a Política de Ações Afirmativas nos cursos de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu gratuitos da Universidade Federal do Maranhão (Ações afirmativas na pós-graduação: conheça a Resolução que garante reserva de vagas na UFMA — AGEUFMA Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização) . Nesse sentido e em sintonia com a referida Resolução, o Programa possui uma política de ação afirmativa que está em aprimoramento constante. Iniciamos com reserva de vagas para os funcionários técnicos administrativos da universidade desde 2020 (http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/XaOIbFNt0j1s9e1.pdf). Posteriormente, teve início as reservas de vagas para negros, pardos, indígenas e portadores de deficiência. Em seguida, ampliamos nosso escopo para outras minorias sociais, como as pessoas trans e quilombolas. Pretendemos, num futuro próximo, contemplar ciganos, refugiados, dentre outros. Consequentemente, o passo seguinte foi a adoção da perspectiva das ações afirmativas na atual normativa de bolsas do PGCULT (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH - aba “Regimentos/Normas”, especificamente a Norma relativa à distribuição de bolsas do PGCULT), com o propósito de contemplar candidatos que foram aprovados nas seleções dentro das categorias pertinentes às ações afirmativas nos termos dos Editais de Seleção, os quais estão em harmonia com a RESOLUÇÃO Nº 3.058-CONSEPE, 27 de junho de 2023 (por exemplo, os atuais editais de Mestrado e Doutorado). Como decorrência disso, cabe ressaltar a existência de vagas de ações afirmativas em todos os editais para ingresso discente do quadriênio 2021-2024 e que será mantida e ampliada no quadriênio 2025-2028. Frisamos que essas vagas foram se tornando cada vez mais abrangentes, diversificadas e inclusivas, pois se no Edital de 2021 estavam previstas três (03) categorias de ações afirmativas (pessoas com deficiência, pessoas negras/pretas ou pardas e pessoas indígenas), em 2024.2 houve a gradativa progressão para seis (06) grupos de ações afirmativas (pessoas com deficiência, pessoas negras/pretas e pardas, pessoas indígenas, pessoas quilombolas, pessoas trans e pessoas em situação de baixa renda. Demarcando, portanto, uma sofisticação e um aumento nos grupos sociais que foram alcançados e atendidos pelas ações afirmativas para ingresso discente no PGCULT. Ademais, o PGCULT possui três professores (Ana Caroline Amorim Oliveira; Arkley Marques Bandeira; e Larrisa Lacerda Menendez) integrando o projeto “Juventudes na Amazônia Legal: educação, diversidade étnico-racial em contextos diaspóricos”, o qual decorre do Programa Abdias Nascimento da CAPES, o qual objetiva propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência, no Brasil e no exterior, conforme dispõe a Portaria do MEC n° 1.191, de 27 de junho de 2023 (SEI_CAPES - 2331946 - Edital – proponente professora Wilma de Nazaré Coelho da Universidade Federal do Pará). As ações afirmativas têm contribuído para diversificar o Programa atendendo à sua missão que é formar pesquisadores que dialoguem interdisciplinarmente com os temas da cultura e sociedade (DOC 13). Portanto, a política de cotas e ações afirmativas do PGCULT está em aprimoramento e ramificação constantes.